São Paulo, sexta-feira, 22 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Crítica

Longas marcam criatividade do cinema dos EUA

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

É a "geração das escolas" que dá as cartas hoje, começando por alguns filmes um tanto desaparecidos, como "Gigolô Americano" (TC Cult, 18h, não indicado para menores de 14 anos), um dos pontos altos da filmografia de Paul Schrader, o ex-quase-pastor, depois roteirista e finalmente diretor para quem a presença de Deus entre os homens é sempre uma evocação angustiada. Assim é na trajetória do gigolô Richard Gere, cuja vida despreocupada se turvará ao longo do filme.
Às 22h, no mesmo canal, entra "De Volta para o Futuro" (livre), de Robert Zemeckis, ficção científica notável, em que um jovem de 1985 (época do filme) volta a 1955 para resolver problemas familiares.
"Gremlins" (TCM, 22h, livre), de Joe Dante, é outro legítimo exemplar da inventividade do cinema americano nos anos 80, com seus bichinhos que oscilavam entre o fantástico, o humor, o terror, o infantil.
Fecha o lote nesta noite o ainda hoje ótimo "Os Selvagens da Noite" (TCM, 23h55, 12 anos), de Walter Hill.


Texto Anterior: Televisão/HQ: Neil Gaiman analisa sua obra-prima
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.