São Paulo, sexta, 22 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA ERUDITA
Disco traz fase áurea do canto gregoriano

WILLIAM LI
especial para a Folha

As músicas que compõem o "Gregorian Chant - Songs of the Spirit", com o Coro de Canto Gregoriano Ismael Fernández de la Cuesta, datam dos séculos 11 a 15, sendo representativas do período áureo do canto gregoriano.
Nelas já encontramos, além do cantochão básico, polifonia, harmonia e contraponto, constituídos pelos descantos e tropos.
O descanto é um tipo de polifonia que é construído pela introdução de uma segunda melodia sobre o cantochão (cantus firmus).
A "Missa de Beata Maria Virgine", que constitui quase todo o CD, compõe-se de nove partes e está preservada em manuscritos dos séculos 13 e 14.
Trata-se de um belo e complexo exemplo do uso de tropos e descantos, que às vezes se desdobram em descantos duplos ou triplos.
Para esta gravação foram utilizadas as versões de descantos dos códices encontrados no Convento Cisterciano de las Huelgas, em Burgos, na Espanha. Quanto à sua estrutura, esta missa é bastante peculiar.
Do "ordinário", falta-lhe o "Credo" e o "próprio" apresenta intróito, gradual, seqüência, ofertório e comunhão.
Seguem-se as quatro "Antífonas Marianas", que na verdade não são antífonas, mas poemas curtos em louvor à Maria.
Assim como a poesia trovadoresca medieval cultivava o amor cortês a uma mulher idealizada, a devoção e adoração da Virgem Maria representa o equivalente eclesiástico deste gênero mundano.
Musicalmente, no entanto, essas peças pouco se distinguem das obras compostas para o serviço litúrgico, dada a uniformidade das regras do canto gregoriano.

Disco: Gregorian Chant - Songs of the Spirit, com Coro de Canto Gregoriano Ismael Fernández de la Cuesta
Lançamento: Atração Fonográfica
Quanto: R$ 17,00



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.