UOL


São Paulo, terça-feira, 22 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Venda de TV despenca a patamar pré-Real

João Miguel Jr/TV Globo
TCHAU Fernanda Torres e Luiz Fernando Guimarães, a Vani e o Rui de 'Os Normais', na última gravação da série, na semana passada; os derradeiros cinco episódios inéditos vão ao ar a partir de setembro

LAURA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

A venda de aparelhos de televisão no Brasil despencou no primeiro semestre deste ano e, em números absolutos, equivale a resultados obtidos antes da implantação do Plano Real, em 1994.
Segundo levantamento da Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos), obtido com exclusividade pela Folha, houve uma queda de 20,48% no consumo de aparelhos de TV nos primeiros seis meses de 2003, em comparação ao mesmo período de 2002.
Isso inverte a tendência do primeiro semestre de 2002 em relação a 2001, quando o mercado registrou um crescimento de 7,84%.
Os DVDs, mercado emergente dos eletroeletrônicos, também decepcionaram, registrando uma desaceleração do crescimento. Houve alta de apenas 27,63% nas vendas (primeiro semestre de 2003 contra primeiro de 2002). Nos primeiros seis meses de 2002 (em comparação ao primeiro de 2001), as vendas mais que dobraram: subiram 114,57%.
Neste ano, o mercado eletroeletrônico em geral teve queda de 13,19% nas vendas, e os aparelhos de som e imagem, de 12,88%.
De acordo com Paulo Saab, presidente da Eletros (que não divulga os números absolutos), o setor vem acumulando resultados negativos desde 1999.
"Enquanto não houver uma queda significativa nos juros, não há perspectivas de subida no consumo desses produtos", afirmou.

OUTRO CANAL

Beabá
A apresentadora Luciana Gimenez comentou com a equipe do "Superpop" que encaminhará à direção da Rede TV! um projeto para comandar um programa infantil.

Assédio
Foi "produtivo" o primeiro encontro entre Hebe Camargo e a direção da TV Record, que tenta tirá-la do SBT. Uma segunda rodada de negociação está para ser marcada.

Registro
Mesmo gravado, o "Domingo Legal" venceu Faustão por 22 pontos a 21, na guerra de audiência de anteontem, das 17h57 às 20h34. Durante a partida entre São Paulo e Vitória, a Globo ganhou do SBT: 19 a 17. Resultados preliminares da Grande São Paulo.

Festinha
A Bandeirantes está comemorando o balanço que fez do ibope no primeiro semestre de 2003. Afirma ter tido um crescimento de 30%, em relação ao mesmo período em 2002. Na prática, a média de audiência foi de dois pontos para 2.6.

Incentivo
O AXN produzirá um documentário sobre o Rally dos Sertões. Serão cinco episódios de 30 minutos, exibidos às terças. O projeto foi aprovado pela Ancine (Agência Nacional de Cinema).

laura@folhasp.com.br


Texto Anterior: José Simão: Miragem! Ilusão de ótica! O Rubinho ganhou!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.