UOL


São Paulo, terça-feira, 22 de julho de 2003

Texto Anterior | Índice

ABL encerra inscrições para vaga de Faoro

DA SUCURSAL DO RIO

O jornalista Cícero Sandroni é o mais cotado para substituir o jurista e historiador Raymundo Faoro na ABL (Academia Brasileira de Letras). As inscrições para a cadeira número 6 da ABL se encerraram ontem. A eleição será no dia 25 de setembro.
O nome de Sandroni, diretor do "Jornal do Commercio" do Rio, começou a ser cogitado para ocupar a vaga no velório de Faoro, que morreu no último dia 15 de maio, vítima de um enfisema pulmonar.
O jornalista já teria o voto de 21 acadêmicos -um a mais que o mínimo necessário para se eleger.
Além de genro do ex-presidente da ABL Austregésilo de Atahyde, sobre quem publicou a biografia "O Século de um Liberal", premiada pela academia em 1998, Sandroni é visto como "uma figura bastante acadêmica" pela maioria dos imortais, segundo a Folha apurou.
Ele é considerado na ABL um expoente da imprensa. Costuma frequentar a Academia para conversar com os imortais.
Outro ponto a favor de Sandroni é sua atuação na ABI (Associação Brasileira de Imprensa), da qual a ABL quer se aproximar. Ele é conselheiro da entidade.
Sandroni não quer ser visto, avisam os imortais, como favorito à vaga, mas os acadêmicos sabem que nenhum dos outro quatro inscritos têm chance de ameaçar sua candidatura.
O candidato que poderia dividir com ele a atenção dos imortais, o jurista Paulo Bonavides, do Ceará, retirou-se ontem da disputa.
Outra vaga em disputa na ABL é a que pertencia ao romancista Geraldo França de Lima. As inscrições ainda não se encerraram, mas já é dado como favorito o escritor Moacyr Scliar, colunista da Folha, que já teria 27 votos.


Texto Anterior: Teatro: Festival alemão elege peça da Boa Companhia
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.