São Paulo, sábado, 22 de julho de 2006

Texto Anterior | Índice

ABL elege Lafer com todos os votos válidos

Ex-ministro ocupa vaga que foi de Reale

DA SUCURSAL DO RIO

O ex-ministro Celso Lafer, 65, foi eleito ontem para a cadeira 14 da Academia Brasileira de Letras. Ele recebeu todos os votos válidos: 35 dos 37 possíveis -houve duas abstenções.
Lafer ocupará a vaga aberta com a morte de Miguel Reale em abril. Como Reale, o paulistano Lafer se divide entre a filosofia e o direito, além da ciência política e da diplomacia. "Ele dá continuidade à presença na Academia de um filósofo, jurista e pensador", disse o presidente da ABL, Marcos Vilaça.
O adversário de Lafer na eleição, o escritor Marco Aurélio Lomonaco, não foi votado. O embaixador Dário Castro Alves e o ensaísta Gilberto Mendonça Telles retiraram suas candidaturas durante a campanha.
Lafer foi ministro das Relações Exteriores em 1992, no governo Collor, e em 2001-2002, no segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso. No mesmo governo, foi ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio em 1999. Foi ainda embaixador do Brasil na ONU (Organização das Nações Unidas) e presidente do Conselho Geral da OMC (Organização Mundial do Comércio).
Publicou dezenas de livros, como "O Judeu em Gil Vicente" e "Hannah Arendt -Pensamento, Persuasão e Poder".


Texto Anterior: Música: U2 chama Pearl Jam para encerrar sua turnê
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.