São Paulo, domingo, 22 de julho de 2007

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Nas lojas

Comédia
Tapete Vermelho
LUIZ ALBERTO PEREIRA
Distribuidora:
Europa; Quanto: só locação
Avaliação: bom
Um homem da roça (Matheus Nachtergaele) resolve levar o filho de dez anos à cidade para ver um dos filmes de Mazzaropi que o encantaram na infância. De cidade em cidade, na busca vã por um cinema que exiba filmes do velho comediante, acaba chegando a São Paulo. Por meio dessa sua cômica e frustrada viagem, o filme retrata com uma certa melancolia as mudanças sofridas pelo país e pelo cinema nas últimas décadas. As situações de choque cultural, bem como a atuação inspirada de Nachtergaele (que incorpora gestos e bordões de Mazzaropi), garantem a diversão, apesar de uma seqüência num acampamento de sem-terra que parece enfiada a fórceps no conjunto. Nada de extras. (JOSÉ GERALDO COUTO)

Animação
As Aventuras de Azur e Asmar
MICHEL OCELOT
Distribuidora:
Videofilmes; Quanto: R$ 43,50
Avaliação: bom
Rapaz loiro e de olhos azuis é criado por sua babá sarracena ao lado de seu filho, da mesma idade, mas moreno e de olhos negros. Ambos ouvem fábulas sobre uma certa Fada dos Djins, aprisionada por um feitiço que só seria quebrado por um príncipe que superasse várias provas, enfrentasse perigos e saqueadores e fosse de bom caráter. Ao crescer, ambos partem em busca dela. Aqui o registro é do preconceito, sofrido não pelo mouro, mas pelo jovem de padrões europeus, já que a cor azul nos olhos é considerada de má sorte pela população da ilha onde ele vai parar. Essa inversão de valores faz crescer a animação de Michel Ocelot, que já tinha ganhado boa repercussão com a lenda africana "Kiriku e a Feiticeira". Ótima opção para fugir do moralismo bobo vigente nos desenhos atuais. (LÚCIA VALENTIM RODRIGUES)

Documentário
Suíte Havana
FERNANDO PÉREZ

Distribuidora: Imovision; Quanto: só locação
Avaliação: bom
Na tradição de clássicos como "Berlim, Sinfonia de uma Metrópole" (1927), do alemão Walter Ruttmann, e "Um Homem com uma Câmera" (1929), do russo-polonês Dziga Vertov, o cubano Pérez reconstitui um dia em Havana a partir das atividades de moradores de diversas idades e ocupações (alguns já idosos e sem ocupação). Esse tributo ao homem comum e ao harmonioso mecanismo que põe uma cidade em funcionamento usa só sons ambientes, música e poucas falas, sem narração em off. A montagem se empenha na construção de sentido, como ao alternar um palhaço falando a crianças sobre as cores da bandeira cubana com imagens de uma bandeira norte-americana em um avião que deixa a ilha (com um emocionado personagem a bordo). Vencedor do Festival de Havana 2003. (SR)

Drama
O Crocodilo
NANNI MORETTI
Distribuidora:
Videofilmes; Quanto: só locação
Avaliação: regular
Para fazer um filme sobre o fenômeno Berlusconi, Nanni Moretti recorreu à metalinguagem. Fez um filme sobre um produtor em crise (Silvio Orlando) que aceita a proposta de uma jovem cineasta (Jasmine Trinca) e banca seu ousado projeto sobre Berlusconi. Mas a metalinguagem, aqui, é um recurso ambíguo: ao mesmo tempo em que abre portas para uma discussão mais ampla sobre um tema "mesquinho", é também uma solução fácil para encarar o tremendo desafio de representar um político na tela. As agruras pessoais do produtor, que se separa da mulher (Margherita Buy), acabam dominando a história e ofuscando o mais importante. O resultado é um dos filmes menos interessantes do ótimo diretor de "Caro Diário" e "Aprile".
(PEDRO BUTCHER)


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