São Paulo, quarta, 22 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÂO
Cultura homenageia Bossa Nova em agosto

RICARDO DOS SANTOS
da Reportagem Local

A TV Cultura promete exibir nas próximas semanas vários bons especiais. Entre as atrações, a emissora está produzindo para a segunda quinzena de agosto um documentário que comemora os 40 anos da Bossa Nova.
O especial será exibido no "Metrópolis", que vai ao ar de segunda a sexta às 21h30, e aos sábados às 20h30.
O programa trará depoimentos de Walter Silva, que no ano de 58, com o programa "Picape do Pica-Pau", na rádio Bandeirantes, apresentava as músicas do movimento que começava.
Um dos marcos na história da Bossa Nova será contado no especial, a apresentação feita em novembro de 62 em Nova York, no Carnegie Hall.
O show teve a participação de Tom Jobim, João Gilberto, Agostinho dos Santos e Luís Bonfá, entre outros, e começou a tornar o movimento conhecido no mundo.
O programa segue falando sobre as gerações de músicos posteriores, que sofreram as influências do movimento no país e no exterior, onde ocorreu a fusão com o jazz.
Um dos brasileiros que falam sobre essa influência é Ed Motta.

Praças

A emissora traz ainda outras duas novidades para a sua programação. Para o fim de julho, a Cultura irá mostrar a série de quatro documentários "Se as Praças Falassem", produzido na Holanda.
A série será transmitida de 28 a 31 julho, às 22h30, e irá a quatro praças que foram palco de fatos históricos importantes.
Começa com "A Praça de Maio", em Buenos Aires, que tornou-se símbolo da busca das mães de presos políticos durante o regime militar na Argentina (77-81), que passaram a ser conhecidas como as "Mães da Praça de Maio".
"A Praça da Paz Celestial", na China, mostra o local onde cerca de 5.000 pessoas foram mortas em 89, quando protestavam contra o regime de governo chinês.
No terceiro episódio, "A Praça Wenceslas", em Praga (República Tcheca), palco de diversos acontecimento históricos importantes neste século, entre eles a Primavera de Praga, em 68.
O programa termina exibindo na sexta-feira "A Praça Dam", em Amsterdã, importante para a história da Holanda e também o local onde o líder inglês Winston Churchill foi aclamado no final da Segunda Guerra Mundial.
Por fim, a emissora irá exibir, a partir de 1º de agosto, aos sábados, um ciclo de filmes japoneses, em homenagem aos 90 anos da chegada dos primeiros imigrantes.
O primeiro filme será "De Volta às Aulas", inédito, de Takeshi Kitano.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.