São Paulo, domingo, 22 de agosto de 2010

Texto Anterior | Índice

Bienal do Livro de SP lota na reta final

Filas imensas no Anhembi marcam penúltimo dia da feira; lentidão expõe necessidade de aprimorar infraestrutura

Homenageada, Lygia Fagundes Telles, 87, recebe tratamento de diva e diverte o público contando as memórias

MARCOS GRINSPUM FERRAZ
DE SÃO PAULO

O pavilhão do Anhembi lotou ontem, no penúltimo dia da 21ª Bienal do Livro de SP, cujo destaque foi a palestra de Lygia Fagundes Telles.
Filas de carros no estacionamento, multidão nas bilheterias e corredores e lanchonetes abarrotadas mostraram tanto o sucesso de público do evento quanto a necessidade de aprimorar sua estrutura. A lentidão era a marca de todas as filas.
No Salão de Ideias, às 17h, Telles, 87, recebeu tratamento digno de estrela -foi alvo de flashes de fãs e deixou muita gente de fora, espiando pelos vidros.
Ao ver a situação, lembrou de quando visitou Monteiro Lobato na prisão, em 1941. "Ele dizia: "O escritor no Brasil morre pobre e ignorado". Bom, rica eu não sou, mas pelo jeito não sou ignorada", disse, rindo e sob aplausos.
Ela falou também de sua amizade com Clarice Lispector (1920-1977), sempre imitando o sotaque e o jeito de falar da amiga, e da relação que estabelece com seus próprios personagens.
"Eu entro nos personagens. É uma delícia. Esses personagens me acolhem e aí eu escrevo", disse.
Por causa desse apego, a escritora falou da tristeza que sentiu quando terminou "As Meninas", um de seus livros mais importantes. "Chorei quando vi que estava me despedindo daquelas meninas." E acrescentou: "Mas tem personagens que voltam...".
Antes, no mesmo espaço, o escritor Moacyr Scliar e o psicanalista Contardo Calligaris, colunistas da Folha, e a autora Ana Maria Machado falaram sobre as questões do amor e da paixão na literatura e além dela.
Em meio a histórias pessoais sobre casamentos e amizades, Calligaris resumiu o sentido do debate: "O amor é o grande tema literário. E é o grande tema da vida".


Texto Anterior: Gafieira São Paulo retoma temporada dançante em SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.