São Paulo, sábado, 22 de setembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Aladim e a Princesa de Bagdá
Bandeirantes, 13h30.

(The Thousand and One Nights). EUA, 1945, 93 min. Direção: Alfred E. Green. Com Cornel Wilde, Everyl Keyes. Aladim esfrega a célebre lâmpada e pede ao gênio que ajeite as coisas com sua amada. Não será tão simples. O gênero já era, e Wilde, como Aladim, não ajuda.

MIB - Homens de Preto
Globo, 16h15.

(Men in Black). EUA, 1997. Direção: Barry Sonnenfeld. Com Will Smith, Tommy Lee Jones, Linda Fiorentino. Os homens do título são membros de uma organização secretíssima, especializada em caçar alienígenas. Sem ser um grande filme, "Homens de Preto" tem a virtude de não levar a sério essa história de alienígenas e olhar com ironia para a crença quase mística que o cinema desenvolve em torno do tema.

Crime em Família
Bandeirantes, 20h30.

(Point of Betrayal). EUA, 1995, 96 min. Direção: Richard Martini. Com Rod Taylor, Dina Merril, Rebecca Broussard. Sujeito sem escrúpulos, ajudado por enfermeira idem, mexe os pauzinhos para abocanhar os bilhões de dólares que sua mãe controla.

Em Busca do Passado
Record, 22h45.

(A Family of Strangers). EUA, 1993. Direção: Sheldon Larry. Com Melissa Gilbert, Patty Duke. Moça que investiga, por razões médicas, a história familiar descobre ser adotada.

A Casa das Tentações
Cultura, 23h.

Brasil, 1977. Direção: Rubem Biáfora. Com Flávio Portho, Elizabeth Gasper O terceiro e último longa de Biáfora resultou em uma história narrada confusamente e prejudicada, aparentemente, pelo fato de o roteiro ter sido reescrito em três dias.

Lolita
Globo, 23h15.

(Lolita). EUA, 1997, 137 min. Direção: Adrian Lyne. Com Jeremy Irons, Dominique Swain, Melanie Griffith. Segundo a publicidade, desta vez a história de Humbert (Irons) e sua paixão por Lolita (Swain) seria contada mais de acordo com o romance de Nabokov. Isso se Nabokov escrevesse no estilo decoração de boate de Adrian Lyne. Nem Jeremy Irons se salva. Inédito.

O Óleo de Lorenzo
SBT, 23h30.

(Lorenzo's Oil). EUA, 1992, 135 min. Direção: George Miller. Com Nick Nolte, Susan Sarandon, Peter Ustinov. George Miller (o de "Mad Max") faz o possível para tornar aceitável a história de casal que tem um filho com raríssima doença cerebral degenerativa e busca, desesperadamente, uma cura para a criança. Honesto, bem feito, mas duro de assistir, dado o amargor do assunto.

O Mercador das Trevas
Bandeirantes, 0h.

(The Dark Dealer). EUA, 1995, 85 min. Direção: Tom Alexander. Com Richard Hull, Rocky Patterson, Vincent Gaskins. Três homens têm seus destinos vinculados pelo sobrenatural.

Espírito Guerreiro
SBT, 1h30.

(Warrior Spirit). EUA, 1994, 90 min. Direção: Rene Manzor. Com Lukas Haas, Allan Musy. Filho de uma índia e um francês, discriminado em sua escola, retorna a sua aldeia.

Para Sempre Emmanuelle
Bandeirantes, 2h.

(Emmanuelle Forever). França, 1993, 90 min. Direção: Francis Leroi. Com Sylvia Kristel, Marcella Wallerstein. A velha Emmanuelle (Kristel) volta a Bancoc, local de suas primeiras aventuras. Agora, dá uma força à jovem namorada de seu antigo amante.

O Rio do Desespero
SBT, 3h.

(The River). EUA, 1984, 124 min. Direção: Mark Rydell. Com Mel Gibson, Sissy Spacek. Gibson lidera família de fazendeiros cujas dificuldades começam durante uma pesada temporada de chuvas e a insistente pressão de banqueiros.

Quando a Paixão É Mais Forte
Globo, 3h45.

(An Indiscretion of American Wife). EUA, 1998. Direção: George Kaczender. Com Michael Murphy, Andrea Occhipinti, Anne Archer. Em vista da excessiva dedicação de seu marido diplomata ao trabalho, mulher se apaixona por outro homem. Estamos em Roma, o que facilita as coisas. Aí o marido tem de voltar aos EUA, o que não facilita as coisas.

DESTAQUES DA TV PAGA

FILME

Outra porta que não leva a lugar nenhum

"Aprile" (Eurochannel, 18h e 3h) não tem o encanto de "Caro Diário". Mas ali Nanni Moretti retoma a fórmula do filme-diário.
Trata-se, agora, de narrar dois fatos cruzados: o nascimento de seu próprio filho e uma campanha eleitoral na Itália.
O recurso de extrema subjetividade é um apanágio de comediantes modernos. Sabe-se que boa parte dos filmes de Woody Allen, por exemplo, é sobre ele mesmo. Moretti levou essa tendência ao extremo, como a dizer que o resgate da própria experiência pode ser a baliza num mundo sem crenças e utopias.
O problema: ninguém é tão interessante todo tempo. "Caro Diário" é genial. "Aprile", só a simpática decorrência. Está aberta outra porta que não leva a parte nenhuma. (INÁCIO ARAUJO)

ANIVERSÁRIO

USA comemora 35 anos de "Jornada"
Em comemoração aos 35 anos de "Jornada nas Estrelas", o canal USA exibe, hoje e amanhã, uma "maratona" do seriado. Serão mostrados filmes e episódios de várias temporadas das diversas séries. Os capítulos a serem exibidos foram escolhidos por internautas no site do canal, que registrou mais de 300 mil votos.
A programação terá início hoje, às 10h, com dez episódios de "Jornada nas Estrelas": dois da série clássica -incluído o primeiro a ser produzido, que foi ao ar nos EUA em 22 de setembro de 1966-, três da "Nova Geração", dois de "Deep Space Nine" e dois de "Voyager". À noite, a partir das 20h, serão exibidos os filmes "Jornada nas Estrelas: O Filme", "Jornada nas Estrelas 2: A Ira de Khan" (22h) e "Jornada nas Estrelas 3: À Procura de Spock" (0h).
A "maratona" continua amanhã, a partir das 11h, com nove episódios dos seriados e, a partir das 20h, os filmes "Generations", "Jornada nas Estrelas 4: A Volta para Casa" e "Jornada nas Estrelas 5: A Fronteira Final".



Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Malanta entrega Bin Laden pro FMI!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.