São Paulo, quarta-feira, 22 de setembro de 2004

Texto Anterior | Índice

ILUSTRADA

Finalistas serão divulgados em 25 de janeiro

Filme "Olga" é escolhido como o candidato do Brasil ao Oscar 2005

DA REPORTAGEM LOCAL

"Olga", de Jayme Monjardim, foi escolhido ontem o candidato brasileiro ao Oscar 2005 de melhor filme estrangeiro. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood convida cerca de 50 países a apresentar seus candidatos. Apenas cinco filmes são escolhidos para disputar a estatueta, que será entregue no dia 27 de fevereiro. A lista dos indicados sairá em 25 de janeiro.
A escolha de "Olga" foi feita entre nove inscritos na competição. "Todo júri leva em conta as qualidades intrínsecas do filme e busca coadunar a escolha com as características do festival a que se destina", disse o secretário do Audiovisual, Orlando Senna, que coordenou o processo de escolha.
Monjardim reagiu com "alívio" à indicação. "O mais importante é que meu filme vai ser avaliado por uma comissão que não tem idéia de que faço novela, minissérie, que dirigi [a novela] "Pantanal'", disse o diretor, em alusão à desaprovação de críticos brasileiros ao que classificam como "linguagem televisiva" de "Olga". O longa é baseado no livro homônimo de Fernando Morais e trata da biografia da líder comunista Olga Benário Prestes (1908-1942).
Bruno Wainer, diretor da Lumière, distribuidora do título, em parceria com a Globo Filmes, disse que "dinheiro não faltará" para a campanha de divulgação em Hollywood. "Olga" ainda não tem um distribuidor internacional. Em cinco semanas de exibição no Brasil, o filme acumula 2,3 milhões de espectadores.
(SILVANA ARANTES)


Texto Anterior: Literatura: Bernardo Carvalho participa de bate-papo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.