São Paulo, sexta-feira, 22 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

Daniel Castro - dcastro@folhasp.com.br

Cibele Rossi/Record
RECORD ENFOCA GUERRILHA DO ARAGUAIA Maytê Piragibe, José Roberto Jardim, Leandro D’Errico e Maurício Machado gravam cena de "Cidadão Brasileiro", que abordará a Guerrilha do Araguaia, nos anos 70

Pós-Copa e eleições causam recessão na TV

As redes estão passando em setembro pelo pior mês do ano em seus caixas. Quase todas terão um crescimento próximo do zero em relação a setembro de 2005. O SBT admite que seu faturamento ficará 10% abaixo da meta. Para um setor que cresceu 18% no primeiro semestre, o quadro é de recessão.
Os principais motivos são a "ressaca" da Copa e as eleições, mas o corte na publicidade do governo federal e a retração dos anúncios do varejo (com Casas Bahia) também pesam.
"O mercado está recessivo em relação a antes da Copa, mas não é uma tragédia", afirma Marcelo Mainardi, diretor comercial da Band, que desde junho não "briga" com a área de programação por intervalos mais longos no "Jornal da Band", seu principal produto.
Para Antonio Rosa Neto, superintendente da Rede TV!, criou-se um "vácuo entre a Copa e as eleições". A eliminação precoce do Brasil tirou da TV anunciantes que apostavam no ufanismo da Copa. Agora, grandes anunciantes aguardam outubro chegar para lançarem novas campanhas publicitárias. Há dois motivos para isso: os intervalos das emissoras estão "poluídos" pela propaganda política e é prudente aguardar a definição político-partidária.
Na Globo, o cenário comercial de setembro é até de tédio. Seus principais executivos aproveitaram para tirar férias. "A salvação virá em outubro", torce Rosa Neto, da Rede TV!.

NO LIMITE O telejornal "SBT Brasil" vai mudar novamente de horário após as eleições. Passará a ser exibido das 21h às 21h40. Silvio Santos tratou do assunto pessoalmente com Ana Paula Padrão. Por contrato, a jornalista não pode entrar no ar antes das 18h nem depois das 21h.

TRASH 80’S O SBT vai criar uma faixa diária de seriados após o "SBT Brasil". A "estréia" será com "Pássaros Feridos", um dos primeiros grandes sucessos de audiência da emissora, em meados dos anos 80.

TUDO IGUAL O "Bom Dia Brasil" de ontem, com entrevista do presidente e candidato Lula, deu média de 12 pontos, uma audiência normal para o telejornal da Globo.

LATA CHEIA 1 A Record definiu anteontem com a Universal Studios um novo pacote de séries. Entre outros títulos, a emissora adquiriu novos episódios de "Monk", as primeiras temporadas da bem-sucedida "House" e a aguardada "Heroes", que ainda nem estreou nos EUA.

LATA CHEIA 2 Os seriados da Universal são candidatos a ocupar uma nova faixa de séries que a Record deve criar após as eleições, na meia hora seguinte à exibição de sua novela das oito.

LATA CHEIA 3 Outro enlatado adquirido pela Record é "Dawson’s Creek" (Sony). A série, com temática adolescente, entrará no ar em outubro às 17h30, "aquecendo" o horário para "Alta Estação", sua versão de "Malhação".


Texto Anterior: José Simão: Ueba! Lula vira lingüiça de churrasco!
Próximo Texto: Programação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.