São Paulo, sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Jessye Norman faz show hoje em São Paulo

Repertório da soprano norte-americana inclui temas clássicos do jazz e da Broadway

JOÃO BATISTA NATALI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A soprano americana Jessye Norman, 65, um dos mais belos e poderosos timbres do cenário lírico mundial, apresenta-se hoje em São Paulo, em companhia do pianista também americano Mark Markham. Fará um repertório centrado em spirituals, jazz e sucessos da Broadway.
Essas peças, de Leonard Bernstein, Rodgers e Hammerstein, George Gershwin ou Duke Ellington, são em geral interpretadas ao microfone, mas Norman atuará como uma cantora lírica e dispensará o som amplificado. A cantora não se apresentava no Brasil desde 1994. Em 2001 e 2002 cancelou de última hora concertos que faria por aqui. As razões desses cancelamentos estavam entre as perguntas que a Folha lhe encaminhou.
Mas, segundo assessores e empresários, ela considerou o questionário "pouco conveniente" e não o respondeu. A carreira de Jessye Norman é em todos os sentidos excepcional.
Aos 25 anos ganhou um concurso internacional de canto, em Munique, e foi contratada por um dos teatros líricos de Berlim. Três anos depois cantaria o papel título em "Aída", no Scala de Milão, e se fixaria em Londres. Só em 1983 estrearia no Met, de Nova York.
Há também seu preparo para 35 papéis dificílimos do repertório operístico em Wagner, Schoenberg, Bartok, Mozart ou Janacek. São antológicas suas interpretações de "As Quatro Últimas Canções", de Richard Strauss, ou das peças vocais de Gustav Mahler, como "Das Lied von der Erde" ou "Des Knaben Wunderhorn". O programa preparado pela cantora para a apresentação de hoje traz peças bastante conhecidas, como "Somewhere", de Bernstein, e "I Got Rhythm", de Gershwin.

JESSYE NORMAN

QUANDO hoje, às 21h
ONDE Teatro Bradesco - Bourbon Shopping (r. Turiassu, 2.100, tel. 0/xx/11/ 3670-4100)
QUANTO de R$ 60 a R$ 400
CLASSIFICAÇÃO livre


Texto Anterior: Carlos Heitor Cony: Declaração de votos
Próximo Texto: Música: Ingressos para ver Paul McCartney estão esgotados
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.