São Paulo, sábado, 22 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

livros

Comédias exibem a mordaz crítica social de Oscar Wilde

'A Importância de Ser Prudente e Outras Peças' reúne 3 textos do dramaturgo

Peças desnudam a futilidade e a fragilidade moral dos muito ricos na Inglaterra vitoriana

LUIZ FERNANDO RAMOS
CRÍTICO DA FOLHA

O ridículo da aristocracia. "A Importância de Ser Prudente e Outras Peças", com as três comédias mais famosas de Oscar Wilde (1854-1900), reapresenta ao leitor brasileiro um dos gênios da literatura inglesa moderna.
Ao retratar a vida dos muito ricos na Inglaterra vitoriana, o teatro do escritor irlandês não só divertiu os que satirizava como deixou um precioso registro de sua futilidade e de sua fragilidade moral.
"A Importância de Ser Prudente", uma comédia farsesca, estreou em 1895, em Londres, para a temporada mais triunfante e mais curta da carreira do dramaturgo. Após 83 apresentações, saiu de cartaz pela pressão da opinião pública, chocada com as acusações que o escritor sofreu por ser homossexual.
Em 1910, o texto voltou a ser montado em Londres, tornando-se a mais encenada das peças de Wilde em todo mundo. No Brasil, as encenações mais marcantes foram a do Teatro Brasileiro de Comédia, em 1950, com Cacilda Becker fazendo Lady Bracknell, e a do grupo Tapa, em 2002, com Nathalia Timberg no mesmo papel. As duas outras peças do volume, "Uma Mulher sem Importância" e "Um Marido Ideal", ambas de 1893, também foram bem-sucedidas espelhando personagens empolados, em dificuldades para conciliar desejos secretos e convenções sociais.
Como observa o estudioso inglês Richard Cave, no primoroso ensaio de apresentação do livro, Wilde soube oscilar entre a comédia de costumes, o melodrama e a farsa para realizar uma incisiva crítica social daquela fauna, que ele ao mesmo tempo cortejava e desprezava. Fazendo suas peças adoráveis, criava a máscara necessária para, com sutileza, torná-las propriamente políticas.
Para além disso, "A Importância de Ser Prudente e Outras Peças" é um imperdível sobretudo pelo prazer da leitura de um escritor maior.

A IMPORTÂNCIA DE SER PRUDENTE E OUTRAS PEÇAS
AUTOR Oscar Wilde
EDITORA Companhia das Letras/Penguin
TRADUÇÃO Sonia Moreira
QUANTO R$ 28,50 (424 págs.)
AVALIAÇÃO ótimo



Texto Anterior: Crítica/Filosofia: Amartya Sen vincula justiça à vida econômica
Próximo Texto: Livro de peças tem desleixo de acabamento
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.