São Paulo, sexta-feira, 22 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES E TV PAGA

FILMES

As Novas Aventuras do Fusca SBT, 14h15.    
(Herbie Rides Again). EUA, 74, 88 min. Direção: Robert Stevenson. Com Helen Hayes, Ken Berry. Com a ajuda de Herbie, a velhota Helen Hayes recusa-se a deixar sua casa e a ceder às pressões de um poderoso especulador imobiliário. Talvez a melhor aventura do Fusca falante.

Sheena, a Rainha da Selva
Globo, 15h30.  
(Sheena). EUA, 84, 117 min. Direção: John Guillermin. Com Tanya Roberts, Ted Wass. Sheena (Roberts) é uma Tarzã de saias, ou melhor, de saiote, e combate militar disposto a instaurar a ditadura num país africano. Só valem os passeios de Tanya em trajes menores.

Vem Dançar Comigo 2
Bandeirantes, 22h.   
(Let it Be Me). EUA, 95, 96 min. Direção: Eleanor Bergstein. Com Jennifer Beals, Campbell Scott. Antes mesmo de casar, Gabriel (Scott) já se dispõe a pular a cerca com a professora de dança. Sim, isso até que a noiva, Jennifer Beals, revolve ela própria dançar. E nisso Jennifer é quase imbatível.

Aleluia, Gretchen
Cultura, 22h30.    
Brasil, 76, 118 min. Direção: Sylvio Back. Com Sérgio Hingst, Miriam Pires. Família alemã muda-se para o Brasil durante os anos 30 e divide-se entre a simpatia e a repulsa pelo regime nazista. Ao mesmo tempo, experimenta uma nova vivência, com um outro povo. De longe, o melhor filme de Back. Há nele o cuidado de observação da história do Brasil (a partir do Sul) e da imigração germânica. Mas há também a preocupação de atualizar esse movimento e a atualidade brasileira de então (o regime militar). Muito bem dirigido.

A Casa da Morte
Bandeirantes,1h30.  
(Christina's House). EUA, 99, 96 min. Direção: Gavin Wilding. Com Katy Brodsky, John Savage. Casa nova e velhos problemas de filmes de terror: acontecimentos e pessoas muito estranhos se manifestando.

Intercine
Globo, 1h40.
Os policiais "Seduzido pelo Perigo" (95, de George Case, com Tom Berenger, Nancy Travis) e "Braddock 2: O Início da Missão" (85, de Lance Hoot, com Chuck Norris, Soon-Teck Oh) são candidatos a fechar a semana do "Intercine".

Entre Amigos
SBT, 1h45.   
(Love! Valour! Compassion!). EUA, 97, 108 min. Direção: Joe Mantello. Com John Glover, Stephen Spinella. Amor, amizade, conflitos, doenças -tudo entre personagens gays. Inédito.

Um Estranho no Espelho
Globo, 3h30.  
(A Stranger in the Mirror). EUA, 92. Direção: Charles Jarrott. Com Christopher Plummer, Lori Loughlin. Atriz sem sucesso (Loughlin) aproxima-se de comediante (Plummer) de sucesso, na esperança de assim ser também tocada pela fama. Adaptação de romance de Sidney Sheldon. (IA)

TV PAGA

Surgimento de um mito

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Não há clichê de filme de ação que não bata o ponto em "Operação Dragão" (TNT, 22h). Há vingança, torneios de artes marciais, senhores que manipulam as lutas, duelos mortais etc.
O que o particulariza é, talvez, o fato de ser o último filme de Bruce Lee. E é Bruce que trouxe para o Ocidente esse tipo de luta extremamente físico e ágil.
Embora americano, o filme deve tudo a Hong Kong. Pois de lá veio o filme de kung fu, que substituiu o faroeste italiano na preferência do público popular.
O mais estranho: na intensa movimentação desse gênero de filme, tudo faz lembrar simulação; no entanto, foi por efeito dos golpes que levou, em filmagem, que Bruce morreu, em 1973. Corolário: se não dá para ser verossímil, o único remédio é ser verdadeiro. Depois veio o mito.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Ueba! Lusa faz macumba com bacalhau preto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.