São Paulo, sexta-feira, 22 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RUÍDO

"Inédita" de Caymmi tem autoria contestada

PEDRO ALEXANDRE SANCHES
DA REPORTAGEM LOCAL

Alardeado como inédito no recente CD "O Mar e o Tempo", que Nana Caymmi dedicou à obra de seu pai Dorival, o raro samba-canção "Desde Ontem" não é inédito. Talvez nem seja de Caymmi.
O colecionador de MPB Ivam Cabral aponta que a mesma canção foi gravada, com letra variante (mas de temática quase idêntica), pelo menos outras duas vezes: por Aracy de Almeida, em 1949, e por Heleninha Costa, em 1957. Mas nem é esse o conflito maior. Naquelas duas gravações anteriores, quem era apontado como autor solitário era Fernando Lobo (1910-65), pai de Edu Lobo e amigo íntimo de Caymmi por décadas.
Segundo Stella Caymmi, neta e biógrafa do músico baiano, Dorival reafirma sua autoria: "Vovô tem memória extraordinária e está completamente lúcido aos 88 anos. A música é dele mesmo, ele já me confirmou".
Ainda assim, Stella completa: "Diante dos últimos fatos, meu avô não vê problema algum em dividir a parceria com Fernando Lobo". E a dúvida persiste.

O NÃO-LANÇAMENTO

Em 1969, Antonio Adolfo formou o grupo A Brazuca para dar versões autorais a seus hits populares balançados, como "Teletema" e "Juliana". Demorou 33 anos para sair em CD, e só existe graças à EMI do Japão, que tem especial interesse nos artistas da inusitada confluência bossa-jovem guarda-soul. No Brasil, ninguém sabe, ninguém ouviu.

LYRA E A CENSURA
Uma das vedetes da nova série de reedições "Arquivos Warner" deve ser o CD "Herói do Medo", de Carlos Lyra. Bossa-novista de primeira hora depois convertido à canção de protesto, Lyra partiu para o radicalismo em 74, num disco de ataque frontal à asfixia imposta pelo regime militar. Censurado, foi recuperado dois anos depois, mas aí Lyra estava auto-exilado e o disco não teve circulação nem repercussão. Era praticamente inédito, até agora.

SEGUNDO SOL
O disco póstumo de Cássia Eller, batizado "10 de Dezembro" (dia de seu aniversário), será composto de sobras de estúdio e gravações inéditas que receberam roupagens novas executadas pela banda de Cássia. Com participações de Frejat, Gilberto Gil e Zélia Duncan, o CD é dirigido por Nando Reis, parceiro inseparável de Cássia em seus últimos anos e dono do disco solo "12 de Janeiro" (94), que fazia referência ao aniversário do ex-titã.

ESTRANHO CASAL
A parte musical do Mercado Mundo Mix deste domingo promove o encontro entre a banda de Suzana Alves e o "live P.A." de Edgard Scandurra. O rock da Tiazinha rola às 19h, e o guitarrista do Ira! vai de eletrônica às 20h.

E-mail: psanches@folhasp.com.br


Texto Anterior: Tributo: Seattle homenageia o The Kinks
Próximo Texto: Outros lançamentos: Reinvenção e cansaço
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.