São Paulo, Quarta-feira, 22 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Picasso dialoga com os latinos

do enviado a Porto Alegre

A mostra "Picasso, Cubistas e América Latina" é um dos destaques da 2ª Bienal do Mercosul. Além de 35 trabalhos do espanhol Picasso, a mostra conta ainda com trabalhos de André Lhote, Fernand Léger, Diego Rivera, Emilio Pettoruti, Portinari, Rego Monteiro e Tarsila.
Um destaque da mostra vem da Argentina: a tela "Mulher Deitada" (1931), em que poucas e precisas linhas associadas a uma combinação arrojada de cores criam campos bem definidos que colocam a tela entre a figuração e a abstração.
As gravuras expostas propõem uma visão abrangente da produção do mestre espanhol. Obras como "Touro Alado Contemplado por Quatro Crianças" (1934) e "Fauno Descobrindo uma Mulher" (1936), por exemplo, apresentam riqueza de detalhes, domínio na configuração do espaço e vasta gama de luzes e sombras. Em uma série anterior, Picasso se atém a poucas linhas para revisitar ícones da cultura grega, como em "Escultor Nu com Taça Diante de uma Cabeça Esculpida" (1933).
O paralelo estabelecido entre Picasso e a América Latina se mostra consistente em alguns pontos e questionável em outros.
Do argentino Emilio Pettoruti, por exemplo, foram selecionadas telas em que o artista trabalha com graduações de cores. Essas, porém, o aproxima mais da "op art", ou dos primórdios da arte cinética, que dos cubistas. Já na série bíblica, de Portinari, é visível o diálogo com o painel "Guernica", de Picasso, seja na mulher com os braços ao alto em "O Massacre dos Inocentes" (1943) ou nas lágrimas de "O Pranto de Jeremias" (1944). (CF)


Texto Anterior: Artes Plásticas: 2ª Bienal do Mercosul enriquece RS
Próximo Texto: Brasileiros não surpreendem
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.