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Picasso
dialoga com
os latinos
do enviado a Porto Alegre
A mostra "Picasso, Cubistas e América Latina" é um
dos destaques da 2ª Bienal
do Mercosul. Além de 35 trabalhos do espanhol Picasso,
a mostra conta ainda com
trabalhos de André Lhote,
Fernand Léger, Diego Rivera, Emilio Pettoruti, Portinari, Rego Monteiro e Tarsila.
Um destaque da mostra
vem da Argentina: a tela
"Mulher Deitada" (1931), em
que poucas e precisas linhas
associadas a uma combinação arrojada de cores criam
campos bem definidos que
colocam a tela entre a figuração e a abstração.
As gravuras expostas propõem uma visão abrangente
da produção do mestre espanhol. Obras como "Touro
Alado Contemplado por
Quatro Crianças" (1934) e
"Fauno Descobrindo uma
Mulher" (1936), por exemplo, apresentam riqueza de
detalhes, domínio na configuração do espaço e vasta
gama de luzes e sombras.
Em uma série anterior, Picasso se atém a poucas linhas para revisitar ícones da
cultura grega, como em "Escultor Nu com Taça Diante
de uma Cabeça Esculpida"
(1933).
O paralelo estabelecido entre Picasso e a América Latina se mostra consistente em
alguns pontos e questionável em outros.
Do argentino Emilio Pettoruti, por exemplo, foram
selecionadas telas em que o
artista trabalha com graduações de cores. Essas, porém,
o aproxima mais da "op art",
ou dos primórdios da arte
cinética, que dos cubistas. Já
na série bíblica, de Portinari,
é visível o diálogo com o painel "Guernica", de Picasso,
seja na mulher com os braços ao alto em "O Massacre
dos Inocentes" (1943) ou nas
lágrimas de "O Pranto de Jeremias" (1944).
(CF)
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