São Paulo, sábado, 22 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filmes

O Carro Desgovernado  
Globo, 16h39. (Runaway Car). EUA, 1997, 90 min.
Direção: Jack Sholder. Com Judge Reinhold, Nina Siemaszko, Brian Hooks.
Moça tira seu carro da oficina, pega a sobrinha, apanha dois caroneiros e pé na estrada. Pé na estrada mesmo: logo ela descobre que o acelerador está travado e que não tem como parar o carro. Enfim, isso é para a gente ver que não teve tanto azar com nossos mecânicos quanto pensava.

A Profecia dos Sapos   
Cultura, 19h. (La Prophétie des Grenouilles).
França, 2003, 90 min. Direção: Jacques-Remy Girerd. Uma variante da história da Arca de Noé, com os sapos desempenhando o papel de profetas do dilúvio. No mais, o ensino da convivência com o próximo está entre as idéias que esta animação francesa busca difundir. Infantil.

O Preço de um Resgate   
SBT, 22h35. (Ransom). EUA, 1996, 121 min. Direção: Ron Howard. Com Mel Gibson, Rene Russo, Gary Sinise. Depois de uma tentativa fracassada de pagar resgate a seqüestradores de seu filho, pai vai à televisão e promete os US$ 2 milhões do resgate para quem liquidar os bandidos. Obviamente, esse tipo de atitude pode ter um efeito teatral seguro, mas vai criar um bocado de complicação.

Separações   
Cultura, 22h30. Brasil, 2002, 116 min. Direção: Domingos de Oliveira. Com Domingos de Oliveira, Priscilla Rozenbaum, Fábio Junqueira.
Domingos de Oliveira criou uma fórmula de cinema doméstico. Ele dirige e atua, em companhia de sua mulher, Priscilla Rozenbaum, também co-roteirista. A filmagem é em vídeo de alta definição. O custo termina sendo baixo.
Há um simpático tom amadorístico (de quem ama, afinal). Do lado contrário, o fato é que Oliveira criou uma fórmula que o credencia como uma espécie de "Woody Allen brasileiro". Com menos talento cômico, é verdade, mas com a mesma tendência, porém mais acentuada, à rápida transformação em fórmula. Aqui, como o título bem indica, é em torno da separação de um casal que as coisas se passam.

O Sorriso de Mona Lisa   
Globo, 23h05. (The Mona Lisa Smile). EUA, 2003, 117 min. Direção: Mike Newell. Com Julia Roberts, Kirsten Dunst, Julia Stiles, Maggie Gyllenhaal. Katherine Watson (Roberts) é uma professora de hábitos e pensamentos liberais que, em 1953, vai lecionar numa severa instituição dedicada à educação de moças. Não que a personagem seja desinteressante ou que Julia Roberts não dê conta dela, não é isso. O problema é que neste filme (e em outros do tipo) se luta um combate passado (e, ao fazê-lo, ocultam-se os problemas do presente). Inédito.

Flashbacks Eróticos  
Bandeirantes, 2h. (Justine - Object of Desire). EUA, 1996, 95 min. Direção: L.L. Shapira. Com Daneen Boone, Jennifer Behr.
Estranho exemplar da série "Justine" que não consta nas filmografias nem de Shapira, nem de Boone, nem de ninguém. Segundo a sinopse, aqui Justine é raptada e forçada a revelar informações sobre preciosas descobertas feitas em conjunto com o professor Robson. Em geral, quando é raptada, nesta série, Justine é forçada a outras coisas.

O Mistério da Viúva Negra   
Globo, 3h40. (Black Widow). EUA,1987, 102 min. Direção: Bob Rafelson. Com Debra Winger, Theresa Russell, Dennis Hopper, Nicol Williamson. A agente federal Debra Winger desconfia da morte regular e numa proporção pouco usual de milionários. Investigando o caso, descobre que todos andaram casados com Theresa Russell. Mais: Russell continua viva, ativa e, sobretudo, disposta a encaçapar mais um. Até por motivos pessoais Debra tentará evitar. Filme consideravelmente abaixo do que se pode esperar de Rafelson. (IA)

Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Uêba! Engole o peru e solta a franga!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.