São Paulo, segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Radical Chic e Gatão discutem a relação

Coletâneas trazem personagens do carioca Miguel Paiva, que aborda temas como sexo, namoro e casamento

PEDRO CIRNE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Namoros, casamentos, sexo casual e relacionamentos amorosos em geral não são necessariamente fáceis ou simples. Há brigas, ciúmes, ruídos de comunicação e, é claro, o lado bom. O quadrinista carioca Miguel Paiva costuma refletir sobre as relações humanas, sempre com muito humor, em HQs que abordam as questões de pontos-de-vista diferentes: o masculino, com o "Gatão de Meia-Idade"; e o feminino, com "Radical Chic". Neste fim de ano, saem seis volumes com histórias de Paiva.
Os lançamentos abrem duas coleções, uma voltada para a ruiva sexy Radical Chic e outra para o quarentão divorciado Gatão de Meia-Idade. Serão seis volumes em cada coleção, que deve ser completada no final do próximo semestre, novamente com seis lançamentos de uma vez.
A Radical Chic é a mais velha: surgiu em 1983, 12 anos antes do Gatão. "A Radical é mais emblemática. Ela não tem nome, família ou profissão definida. É mais um personagem simbólico do que da vida real. Simboliza, muito sutilmente, um modo definido de ser", diz Paiva, expondo as diferenças entre suas criações. "O Gatão tem um lastro, uma história: é separado, tem uma família. Há uma abertura para pessoas da vida real."
"A área em que eu gosto de transitar é o comportamento, a sociedade, o dia-a-dia", conta Paiva. "Estou sempre tentando me ligar com o cotidiano."
E no cotidiano dos relacionamentos há um tema que ainda pode ser considerado tabu: o sexo. "É absurdo que ainda exista esse tabu em relação ao sexo", comenta Paiva. "Acho que precisa ser abordado tanto quanto outros temas, como futebol, política etc."
"Sexo é fundamental: é a base dos nossos prazeres, das nossas relações, de tudo... Inclusive dos problemas", diz. "Se eu falo de relação amorosa, vou ter que falar de sexo."
Paiva não restringe seus temas a sexo e amor. Ele diz que busca novos assuntos para explorar, tanto para a Radical quanto para o Gatão. "É complicado perseguir o que ainda é tabu, o que ainda vai ser discutido. Acho que é isso o que dá graça."



COLEÇÃO RADICAL CHIC
Autor: Miguel Paiva
Editora: Companhia Editora Nacional
Quanto: R$ 62 cada livro (146 págs. cada edição; estão sendo lançados "Sexo à Deriva", "Corpo de Delito" e "Mulheres que Pensam")



COLEÇÃO GATÃO DE MEIA-IDADE
Autor:
Miguel Paiva
Editora: Companhia Editora Nacional
Quanto: R$ 62 cada livro (146 págs. cada edição; estão sendo lançados "Primeiras Tiras", "Vida em Cores" e "Enquadrado")



Texto Anterior: Resumo das novelas
Próximo Texto: Luiz Felipe Pondé: Andréia Três
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.