UOL


São Paulo, quinta-feira, 23 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Câmara define o que é baixaria na TV

Gianne Carvalho/TV Globo
CAIXA PRETA A atriz Surama Del Castel, que começa hoje a gravar "Esperança", como Fiorella, amante italiana de Farina (Paulo Goulart); ela irá revelar que o vilão matou um homem na Itália

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Em uma cartilha de 42 páginas a ser lançada amanhã, no Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, a Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Câmara dos Deputados define o que é baixaria na programação da televisão.
A iniciativa faz parte da campanha "Quem Financia a Baixaria É contra a Cidadania", da CDH, que irá pressionar TVs e patrocinadores de programas que desrespeitam os direitos humanos.
São formas de baixaria na TV, segundo a cartilha, a apologia ao crime, tortura e linchamento, a discriminação racial, sexual e religiosa, as afrontas à dignidade de "pessoas fragilizadas" (como deficientes, drogados e portadores de HIV), a valorização da exploração sexual, pedofilia e incesto, o estímulo "à precipitação da sexualidade infantil e infanto-juvenil", a exposição "abusiva" de crianças e adolescentes (inclusive em reportagens sobre "dificuldades no interior da família"), a divulgação de imagens de pessoas privadas de liberdade (também por motivos de saúde) e a imputação de autoria de crime sem provas ou sem condenação transitada em julgado.
Esses critérios, de fato, são conceitos de direitos humanos extraídos pela CDH da Constituição, leis e pactos internacionais firmados pelo Brasil. A cartilha pretende estimular entidades e cidadãos a denunciar a baixaria na TV. Na semana que vem, será lançado um site específico para isso.

OUTRO CANAL

Comando
Em comunicado distribuído ontem, a Net Serviços (ex- Globo Cabo) anuncia a saída de seu diretor-geral, Luiz Antonio Viana (ex-BR Distribuidora), que assumiu em outubro de 2001 com a missão de "arrumar a casa" (por exemplo, melhorar o atendimento ao assinante). Ele fica no cargo até o dia 27, quando deve ser substituído por Francisco Valim (ex-diretor financeiro da Telemar).

Rojão
Festa na TV Globo. O capítulo de anteontem da novela das oito, "Esperança", deu média de 40 pontos no Ibope da Grande SP, o que não acontecia desde 18 de novembro. Nas últimas semanas, a audiência da novela aumentou um pouco (entre 36 e 39 pontos).

Final
Manoel Carlos, que escreve "Mulheres Apaixonadas", a substituta de "Esperança", foi finalmente convencido, nesta semana, pela cúpula da Globo, de que não há a menor chance de adiar o lançamento, para depois do Carnaval, da próxima novela das oito, marcado para 17 de fevereiro.

Paciência
"A emissora não tem alternativa, já que ‘Esperança’ não está segurando [no Ibope] e o elenco nem pode ouvir falar em ficar mais tempo no ar", diz Manoel Carlos, que usou até o atraso nas gravações de "Mulheres Apaixonadas", por causa das chuvas na semana passada no Rio, como argumento pelo adiamento.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: José Simão: Abaixo o cecê! Saiu o botox pra sovaco!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.