UOL


São Paulo, quinta-feira, 23 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NET CETERA

Brain, o cérebro do tira-dúvidas on-line

SÉRGIO DÁVILA
DE NOVA YORK

Como funcionariam os sabres de luz de "Guerra nas Estrelas" se estes existissem. O que significa a sigla WD-40, do famoso óleo homônimo. Como trabalham os silenciadores de revólveres. Como é feita a cerveja sem álcool. A verdade sobre o potencial inflamável da farinha. O que são arquivos MP3.
As dúvidas acima estão entre as dez mais frequentes do dia de ontem do site How Stuff Works (www.howstuffworks.com), "como as coisas funcionam", em inglês. Também ali estão suas explicações mais simples, completas e confiáveis disponíveis na rede hoje em dia, segundo nove em cada dez e-formadores de opinião.
Criado em 1998, o endereço é gratuito, hoje um dos 500 mais visitados dos Estados Unidos e, para o estudante médio que domina a língua inglesa e acessa a internet, tem o valor e o status de uma Enciclopédia Britânica (que, aliás, planeja abrir todo o seu conteúdo; por enquanto, o principal do site www.britannica.com é pago).
"Entre os sites de mesmo teor disponíveis, o How Stuff é o de conteúdo mais consistente e o que tem o melhor controle de qualidade", disse recentemente Gerry Wheeler, diretor executivo da Associação Nacional Norte-Americana de Professores de Ciência.
Tudo começou da curiosidade de Marshall Brain (sim, "Brain", "cérebro" em inglês, é mesmo seu sobrenome original), 41, que, munido do mesmo canivete suíço que carrega há 20 anos, teve a idéia de ir desmontando tudo o que encontrasse pela frente e dividindo seus achados on-line com quem quisesse visitar seu site.
Hoje, 500 mil pessoas fazem isso por mês. Seu primeiro texto, "Como funcionam os motores de carros", foi escrito na mesa da cozinha de seu sítio em Zebulon, na Carolina do Norte, e ainda hoje é um dos mais populares entre os internautas. Seu mais recente, "Como funcionam as células", levou seis meses para ser escrito.
Antes de criar o site, Brain era professor universitário de ciência da computação e já fazia algum sucesso como autor de um best-seller teen, "The Teenager's Guide to the Real World" (Guia do Mundo Real para o Adolescente). Casado, tem dois filhos pequenos que dividem seu interesse por saber como as coisas funcionam.
Quanto às dúvidas do começo do texto, esclareço a mais curiosa: WD-40 é sigla para "water displacement, 40th Attempt" (remoção de água, quadragésima tentativa), já que o objetivo inicial do inventor do óleo era conseguir um produto antiferrugem.

sergiodavila@uol.com.br
www.uol.com.br/sergiodavila


Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: E-Memória: Um guia para Mr. Broadway
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.