São Paulo, sexta-feira, 23 de janeiro de 2004

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ERIKA PALOMINO

DA MODA COMO MÍDIA NESTE INVERNO 2004

Com o Fashion Rio em curso, entramos na terceira etapa da temporada de lançamentos para o inverno 2004. Mas um balanço do que rolou durante os quatro dias da Casa de Criadores, de sábado até terça desta semana, aponta como nomes mais sólidos o de Walério Araújo, Priscila Darolt, A Mulher do Padre e Theodora, marca desenhada por Rita Wainer. A ela coube a difícil tarefa de encerrar o evento, tendo que resolver a expectativa de seu segundo desfile (sucedendo uma instigante estréia) e a de fazer o público voltar para casa com a sensação de barriga cheia, levantando o evento. O último dia ao menos começou bem, com o mais afinado desfile até hoje d'A Mulher do Padre. Menos caricato, mais fashion, com beges e neutros contando uma historinha de elegância contemporânea, brincando com a idéia dos novos clássicos que é um dos temas deste inverno. Saem de cena o histrionismo e as proporções bizarras, entram na passarela uma roupa -finalmente- desejável. Então a Theodora, que fechou a noite, tinha ainda mais esse desafio. E para mostrar seu mundo imaginário, a jovem Rita Wainer encarou o étnico (tendência) de frente, com muitos animais prints e um casting 100% composto de modelos negros (terminando com a incrível presença de Lázaro Ramos, de "Madame Satã"). Mais que isso, trouxe uma força e uma verdade no modo de mostrar isso que levou o público aos limites da histeria. Políticas pessoais, sexuais, religiosas e amorosas fazem parte do prato da Theodora (marca nomeada a partir da gata da estilista), e temos aí não só uma estilista, mas uma bela história de uma intérprete muito peculiar da atualidade, que usa como mídia a moda. Estávamos precisando disso por aqui.

HERCHCOVITCH FALA AQUI DE SEU INVERNO
Pela primeira vez o estilista Alexandre Herchcovitch desfila seu feminino no último dia da São Paulo Fashion Week, em vez de mostrar logo no começo. Aqui, com exclusividade, ele antecipa como será seu inverno 2004. "Carmem Miranda e Hello Kitty. A exuberância da imagem do Brasil e sua alienação (país de praia, futebol, samba, Carmem Miranda, índios e Pelé) encontram o vanguardismo e a alienação da juventude japonesa (o infantilismo, muitas vezes perverso, as misturas de estilos)", revela o estilista. "Nesta coleção, a sensualidade e a feminilidade voltam fortes, sem perder o caráter naïve e lúdico das minhas estações anteriores, tudo isso reforçado pela silhueta anos 40", diz. No masculino, que será desfilado no penúltimo dia do evento, a inspiração é Zé do Caixão. "Uma silhueta mais alongada, mais sofisticada, uma volta à alfaiataria sem abandonar o sporstwear, o gótico e o punk." O estilista aposta como hits da coleção as t-shirts estampadas com os pôsteres dos filmes de Zé do Caixão. Vai ser engraçado.

ENQUANTO ISSO, NA ALTA-COSTURA...
O estilista britânico John Galliano armou mais um de seus absurdos desfiles da alta-costura para a maison Dior. Depois de buscar inspiração no Peru, na Índia e Espanha, Galliano mostra coleção cheia de referências à mitologia do Egito Antigo. Emanuel Ungaro agrada ao retomar o espírito da couture, mostrando em seu ateliê (ele mesmo desenha sua linha); Valentino agrada com coleção feminina e usável, como Lagerlfeld mais uma vez para Chanel, valorizando contrastes e as "hipocrisias" da moda, enquanto o inglês Julien McDonald dá adeus à alta-costura de Givenchy (o contrato acaba em abril) conquistando o desprezo dos críticos.

A VOLTA DO "2FANZINE"
E segunda-feira rola o lançamento da quinta edição do "2Fanzine", de Dudu Bertholini e Kleber Matheus, no novo loft do cenógrafo Marton, na Barra Funda, com discotecagem de Johnny Luxo. E o espaço será decorado com pôsteres e néons (claro), expostos até dia 4 de fevereiro. Dessa vez, o fanzine vem em novo formato e dividido em dois cadernos. Um mais leve, fresco e com espírito de verão; o outro mais forte e gráfico. O time de colaboradores também é maior. Tem Rita Wainer e Raquel Uendi, o artista Rick Castro, o stylist David Pollak e a absurdinha ilustradora/cantora Love Foxxx (Cansei de Ser Sexy). E ainda: fotos do produtor Cacá Ribeiro quando ele era bailarino, mais colaborações de Renata Abbade, Fábia Bercsek, Eduardo Inagaki e do top fotógrafo Marcelo Krasilcic.

FLOR DESFILA PELA PRIMEIRA VEZ
A descolada marca Flor, recém-aberta no shopping Iguatemi, foi imediatamente adotada pelas fashionistas (eu mesma montei meus uniformes de verão na loja). E chega agora às passarelas, com um desfile no dia 27, no espaço Central (r. Guaicurus), com direção de Paulo Borges, pré-São Paulo Fashion Week. No casting Raquel Zimmerman e Isabelli Fontana -a mulher mais linda do mundo, que é também a estrela da campanha.

XINGU REABRE, FINALMENTE!
E finalmente o Xingu vai reabrir. Ainda não há data marcada, mas será na primeira quinzena de fevereiro. A tão falada reforma já terminou e as novidades são uma pista mais ampla e dois banheiros só para as meninas. Mas quem entrar lá na inauguração vai levar um susto. Nada de cortinas paetê ou penas de pavão. As pessoas vão dar de cara com o espaço cru, uma caixa em branco e começar a absorver informações ao longo do tempo. Isso faz parte do projeto Xingu Explícito, em que o processo de decoração vai rolar diante do público. Em princípio, a programação continua a mesma de 2003.


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