São Paulo, sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cariocas vêm a São Paulo fazer samba

Teresa Cristina faz show feminino no Sesc Santana e Monobloco arma folia carnavalesca na Vila dos Ipês

MARCO AURÉLIO CANÔNICO
DA REPORTAGEM LOCAL

Se, quando você pensa nas cidades mais afeitas ao samba, São Paulo nem passa por sua cabeça, precisa se atualizar. "O público paulista conhece mais o repertório, tanto minhas composições quanto os sambas tradicionais. Vejo muita gente na plateia cantando junto", diz Teresa Cristina, representante do samba carioca, que faz show hoje no Sesc Santana.
"Acho que, numa reação àquela brincadeira do Vinicius [de Moraes], de que São Paulo era o túmulo do samba, os paulistas deram uma resposta. O público de samba na cidade só aumenta, as pessoas são interessadas mesmo, correm atrás", completa a cantora.
Visão semelhante tem Pedro Luís, que, com seus companheiros da Parede, comanda o projeto paralelo Monobloco, que também toca em São Paulo hoje, na Vila dos Ipês, com participação de Roberta Sá.
"Fizemos, por muito tempo festas fechadas [para empresas] em São Paulo e, no ano passado, fizemos um grande show aberto e nos sentimos em casa, todo mundo cantando com a gente", diz Pedro Luís.

Shows feminino e popular
Teresa, que nos últimos três anos sempre passa pela capital nesse período pré-carnavalesco, diz que desta vez vai estrear aqui um "show diferente".
"Soube que, pela numerologia, 2009 é um ano feminino, e, como estou grávida, esperando uma menina, vou fazer apresentação só com músicas em que a mulher seja tema."
O repertório de cerca de 20 canções inclui Chico Buarque ("Sem Açúcar"), Sidney Miller ("Maria Joana") e Herivelto Martins ("Sem Ela"), além de músicas da própria Teresa.
No sexto mês de gestação, ela diz que a gravidez melhorou seu desempenho no palco. "A gravidez deixa a mulher em estado de graça. E também parei de fumar, o que ajudou muito, a voz ficou melhor."
O show do Monobloco também terá sua parcela feminina, a cargo de Roberta Sá (mulher de Pedro Luís), que faz participação para cantar "clássicos de Carnaval em vozes femininas".
"Ela canta "Balancê" e "Festa do Interior", que são clássicos na voz da Gal [Costa], e "Banho de Cheiro", da Elba [Ramalho]."
De resto, o Monobloco faz um show que vai das marchinhas carnavalescas ao forró, passando pelo funk e MPB.
"É um baile muito diverso de música brasileira, com o instrumental do samba usado de maneira mais ampla."


Texto Anterior: Por que ver
Próximo Texto: Os shows de hoje
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.