São Paulo, sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica

Argentino "Nove Rainhas" é comercial, e daí?

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Nada mais estranho do que a percepção do estrangeiro em face de determinadas cinematografias. Para nós, a comédia "Nove Rainhas" (Cinemax Prime, 12h30, não recomendado a menores de 12 anos) abriu com seu sucesso as salas de cinema do Brasil para os filmes argentinos.
Pode-se sempre dizer que esta comédia de Fabian Bielinsky é antes de tudo um filme comercial etc. É bem isso o que dizem na Argentina os partidários dos filmes mais autorais.
Lá, como aqui, trata-se de disputas por verbas. O fato é que, se os filmes de uma Lucrecia Martel se distinguem, inclusive mundialmente, uma cinematografia não pode desprezar seus êxitos.
Aquilo que lhes parece tão irrecorrivelmente oposto, a nós de fora soa complementar.
A tarde tem ainda outras belas opções: "O Enigma de Kaspar Hauser" (TC Cult, 13h55, não recomendado a menores de 12 anos) ou "Na Linha de Fogo" (HBO Plus, 14h15, não recomendado a menores de 14 anos), entre outros.


Texto Anterior: Documentário: Ditadura e esportes são temas de filme
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.