São Paulo, sexta-feira, 23 de fevereiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Eminem é gay e o Grammy é louco

DE NOVA YORK

E o Grammy de melhor álbum do ano vai para... Steely Dan? Que tédio. Foi para isso que perdemos três horas na frente da TV vendo o programa mais chato do ano? Para dois tiozinhos esquecidos baterem Eminem, a grande novidade da música?
Para ter uma idéia de como estava monótona a noite, o momento mais interessante foi o discurso do presidente da Academia Fonográfica, sempre aquela clássica hora de ir à cozinha pegar mais pipoca. Pelo menos ele defendeu a liberdade de expressão.
OK, teve Madonna logo de cara, assumindo na camiseta o rótulo até então odiado de "material girl" e rebolando firme e sexy. Mas mesmo a diva quarentona resfolegou no final da apresentação de "Music", que abriu com uma limusine dirigida pelo minirapper Lil" Bow Wow.
E teve o grande momento da noite, Eminem se apresentando com Elton John. Os dois cantaram "Stan", a melhor música do CD "The Marshall Mathers LP", com o inglês fazendo a parte que no videoclipe é da cantora Dido.
Eminem e Elton John no palco, o rapper de letras homofóbicas e o gay amigo da Lady Di, foi um tapa na cara dos alarmistas de plantão. Rappers negros cantam músicas mais homofóbicas, misóginas e violentas há mais tempo. Eminem só foi criticado e causou polêmica por ser branco.
Até a cerimônia chegar lá, porém, dá-lhe mil categorias (tem Grammy até de melhor texto de encarte de disco. Sério). Tudo bem, foi assim que o Brasil conquistou o tetra de world music, seja lá o que isso signifique. Agora, é ver quando a retrógada Academia deixará os brasileiros concorrerem às estatuetas principais.
Pelo menos confirmaram a dúvida levantada aqui anteontem. Além das piadinhas ("depois de se apresentar com Elton John, Eminem topou ir ao banheiro com George Michael"), John Stewart, o apresentador sem graça, disse: "Eminem é mesmo gay". (SÉRGIO DÁVILA)


Avaliação:  


Texto Anterior: Análise: Jazz de João Gilberto "cai" a world music
Próximo Texto: Prêmios principais
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.