São Paulo, sábado, 23 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ator Oswaldo Louzada morre aos 95

Louzada interpretou Leopoldo em "Mulheres Apaixonadas", novela exibida pela Globo em 2003

Ana Carolina Fernandes - 5.fev.2003/Folha Imagem
Oswaldo Louzada, na época da novela "Mulheres Apaixonadas"

DA SUCURSAL DO RIO

Aos 95 anos e quase 80 de carreira, morreu na madrugada de ontem, de falência múltipla dos órgãos, o ator Oswaldo Louzada. Ele estava internado desde o último dia 6 no hospital Copa D'Or, no Rio, com pneumonia. Seu corpo seria enterrado à tarde no cemitério São João Batista, zona sul carioca.
Apesar da longa carreira, Louzadinha, como era conhecido pelos colegas, fez seu personagem mais marcante na TV aos 91 anos, em 2003.
O Leopoldo de "Mulheres Apaixonadas" e sua mulher, Flora (Carmen Silva), eram maltratados pela neta Dóris (Regiane Alves), situação que se tornou um dos pontos altos da novela de Manoel Carlos.
Nascido em 12 de abril de 1912 no Rio, Louzada conviveu com atores desde a infância, pois morou num anexo do Recreio, teatro do centro da cidade onde seu pai trabalhava como iluminador. Ainda nos anos 20, fez suas primeiras pontas.
Em 1930, tornou-se profissional, trabalhando com o irmão, Armando Louzada, na Companhia Belmira. No teatro, esteve em encenações importantes: fez par com Fernanda Montenegro em "Está Lá Fora um Inspetor", de J. B. Priestley, em 1952; "A Alma Boa de Setsuan", de Bertolt Brecht, em 58; ganhou o prêmio Molière pelo personagem Carrapato, de "Botequim", de Gianfrancesco Guarnieri, em 73.
No cinema, Louzada atuou em filmes como "O Assalto ao Trem Pagador", de Roberto Farias. Tornou-se um rosto conhecido na televisão em novelas e minisséries como "Escalada" (75), "Estúpido Cupido" (76), "Final Feliz" (82), "O Tempo e o Vento" (85), "O Primo Basílio" (88). Sua última aparição na TV foi no seriado "Sob Nova Direção", em 2005.


Texto Anterior: Análise/exposição: Em Nova York, Jasper Johns exibe sua crítica radical à pintura
Próximo Texto: Música: Bonde do Rolê faz show com nova integrante
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.