São Paulo, segunda, 23 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

12 Homens e Uma Sentença

MARIANE MORISAWA
da Redação

Os 12 membros do júri já ouviram a defesa e a acusação, escutaram as recomendações da juíza e agora são trancados em uma sala, num dia quente de verão, para deliberar sobre o caso. A decisão precisa ser unânime.
Um rapaz de origem hispânica é acusado de assassinar seu pai com golpes de faca. Pelos comentários, não parece haver dúvidas sobre a culpa do garoto. Mas, na primeira votação, o resultado é 11 votos a favor da condenação -que implica a pena de morte- e um contra.
O único dissonante é o jurado número 8, interpretado por Jack Lemmon. Apesar dos protestos de seus companheiros, ele mantém seu voto e explica que não acredita que haja provas suficientes contra o rapaz.
Os outros jurados reclamam porque precisarão ficar trancados, sem ar-condicionado, falando sobre a culpa óbvia.
Entre as provas apontadas contra o acusado estão sua falta de álibi -ele alega ter ido ao cinema, mas não se lembrava do filme-, os desentendimentos que tinha com o pai e duas testemunhas, que teriam ouvido e visto o crime.
Uma a uma, o jurado 8 vai derrubando as supostas provas. E, no relacionamento forçado dos 12 homens, vai se delineando a personalidade de cada um, com um desfile de excelentes atuações.
Do jurado 3 (George C. Scott), um radical que vê no caso uma chance para se vingar do próprio filho, ao 4 (Armin Mueller-Stahl), que credita à lógica seu voto pela condenação, até o preconceituoso número 10 (Mylketi Williamson), que deseja aniquilar os hispânicos, e o equilibrado nş 1 (Courtney B. Vance), todos assistem a cada uma de suas convicções ser derrubada.
Sempre, o mais importante não é se o rapaz é culpado ou não, mas se há provas suficientes para condená-lo. O número 8 alerta seus companheiros de júri para a responsabilidade de estarem decidindo a vida de um homem. No caso, um erro seria irreversível.

Filme: 12 Homens e uma Sentença Produção: EUA, 1997, 118 min Direção: William Friedkin Com: Jack Lemmon, George C. Scott, Armin Mueller-Stahl, Ossie Davis, Hume Cronyn, Edward James Olmos e outros Lançamento: Warner (011/820-6777)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.