São Paulo, terça, 23 de março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SHOW
Festival de rap reúne 15 mil "fiéis" em SP

JOANA MAZZUCCHELLI
especial para a Folha

No último sábado, São Paulo recebeu mais uma prova de que o conceito de música popular brasileira está cada vez mais deslocado à periferia.
Cerca de 15 mil pessoas compareceram ao estacionamento do Anhembi, para conferir o 1º Festival Internacional de Rap. Verdadeiros "fiéis" do movimento, ficaram de pé, impávidos, acompanhando o ritmo e a poesia do gênero do primeiro ao último show, até o amanhecer.
Mesmo com algumas falhas do equipamento de som, esse foi sem dúvida o melhor e mais bem organizado festival de rap que São Paulo já abrigou.
Só não foi também o maior, porque não ultrapassou o público do Festival 300 Anos de Zumbi, que aconteceu no Anhangabaú, em 1996, e juntou 50 mil pessoas.
A banda Apocalipse 16 abriu a noite, marcando o lançamento do selo dos Racionais MC's, o Cosa Nostra, e deu início à maratona sonora que reuniu mais de 13 bandas, equipes de break e grafiteiros.
Um dos pontos altos da noite foi a participação especial da dupla Thaíde e DJ Hum durante o show do carioca Marcelo D2.
Apesar de devotos quase religiosos, o normal em eventos como esse, os "manos" costumam assistir aos shows compenetrados, prestando atenção e acompanhando as letras. Foi assim o show dos Racionais, que subiram ao palco por volta das 3h de domingo, acompanhados da família e dos quase 20 aliados, mostrando que estão em forma e são um forte exemplo de independência.
Mano Brown, do Racionais, não poupou esforços ao questionar a autenticidade do caráter do prefeito Celso Pitta.
O papel de atração internacional estava nas mãos do trio de Nova Jersey Naughty by Nature, que apresentou um show competente, mas sem muito brilho.
A banda ainda fez o que tinha de fazer: uma apresentação repleta de hits e com músicas de seu próximo disco, "1999 Nature's Fury".
Para encerrar, em clima de todo mundo em casa, eles chamaram ao palco algumas pessoas do público para cantar junto o maior sucesso do grupo, "Hip Hop Hooray".
Fim de festa sem intervenção policial, mostrando que iniciativas como esses são viáveis e que o rap está pronto para eventos de grande porte.


Joana Mazzucchelli é diretora do programa "Yo!", da MTV Brasil


Texto Anterior: Televisão: "Vítimas do Fantástico" tiram Mister M do ar
Próximo Texto: A descoberta de um mundo oculto
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.