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No início, artista causou polêmica
de Paris
No começo de sua carreira, o
pintor Eugène Delacroix causou
polêmica com seus quadros, que
muitos críticos comparavam a
obras inacabadas.
A metade inicial do século 19 foi
marcada, no meio artístico francês, pelo conflito entre neoclassicismo e romantismo.
O primeiro tomou conta do cenário no fim do século 18, devido à
sua identificação com os ideais revolucionários que mudaram a
França a partir de 1789. O principal era o triunfo da razão.
Na pintura, eram predominantes o resgate da tradição clássica
(Grécia e Roma antigas), sempre
representada com traços seguros e
cores discretas.
Já o romantismo surgiu com o
objetivo de fazer um contraponto
à visão extremamente racional do
neoclassicismo. Assim, os artistas
românticos se consideravam livres para usar cores vivas com o
fim de privilegiar a expressão de
um sentimento em detrimento do
rigor formal do desenho.
Os pioneiros do romantismo
francês na pintura foram Théodore Géricault e Delacroix.
Mas Delacroix jamais se resignou a seguir um movimento. Aos
poucos, foi se afastando do romantismo em nome de uma visão
própria da pintura.
Extremamente culto, retirava os
temas de seus quadros das fontes
mais diversas: obras de Dante,
Byron, Goethe ou Shakespeare, temas religiosos ou atuais como a
guerra de independência da Grécia, na década de 1820.
(RA)
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