São Paulo, quinta, 23 de abril de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Escocês deixa cobras em Glasgow e vem viver no Brasil

do enviado à Cidade do México

A relação do artista plástico escocês, de Glasgow, Charles Watson com o Brasil, onde reside há 22 anos, é das mais insólitas.
Além de organizador do concurso Johnnie Walker no país, Watson dá aulas de pintura no parque Lage, no Rio; realiza um curso-viagem anual em que coloca artistas e interessados em contato com artistas como Richard Deacon, Anish Kapoor, Louise Bourgeois, Marc Francis e outros; e ministra palestras sobre criatividade, em que demonstra como físicos, matemáticos e artistas solucionam seus problemas.
"Não sei se é possível ensinar como ser criativo, mas é possível mostrar os artifícios que impedem as pessoas de serem criativas."
Watson é um exemplo vivo disso. Pretendia fazer uma viagem de moto entre EUA e Brasil e foi até a embaixada brasileira em Londres. "Ali encontrei a pessoa errada, que se interessou por meu trabalho como artista mais que pelo projeto. Ele enviou fotos para o Brasil e eu acabei ganhando uma bolsa-ateliê no MAM do Rio por um ano", disse. Deixou para trás apenas a sucuri e as três jibóias que criava. (CF)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.