São Paulo, Sexta-feira, 23 de Abril de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livro traz supra-sumo de memórias

do enviado especial

Casada há 54 anos com Jorge Amado, o autor brasileiro de maior sucesso no Brasil e no exterior (até o surgimento de Paulo Coelho), Zélia Gattai teve a oportunidade de correr o mundo e conhecer personalidades célebres.
Ela não perdeu tempo. Durante anos, registrou tudo com sua máquina fotográfica. As fotos de Zélia, cujo personagem principal é sempre seu marido famoso, estão reunidas no livro "Reportagem Incompleta" (ed. Corrupio, 1986).
Há 20 anos, ela decidiu escrever as lembranças de sua vida. Começou narrando sua própria infância, em São Paulo, em "Anarquistas, Graças a Deus" (1979).
O livro foi um sucesso (está na 29ª edição) e a autora foi em frente. Escreveu "Um Chapéu para Viagem" (1982), sobre a família e a infância de Jorge Amado, na Bahia.
Desde então, já lançou mais três livros de memórias, cada um retratando fases diferentes de sua vida com o escritor.
Agora, em "A Casa do Rio Vermelho", Zélia Gattai chega ao supra-sumo de suas lembranças, ao relatar seu cotidiano, ao lado de Jorge Amado, na residência do casal, em Salvador.
O livro conta histórias de hóspedes famosos, como Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir, e de amigos do casal, originários de todo o espectro da sociedade baiana, de pescadores a mães-de-santo.
O livro é gostoso de ler e transmite bem o clima da casa dos Amado, decorada com obras de Picasso, Di Cavalcanti e Carybé. (OD)


Texto Anterior: Zélia Gattai abre sua casa para a literatura
Próximo Texto: Trecho do livro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.