São Paulo, Sexta-feira, 23 de Abril de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brancusi é uma das prioridades

da Reportagem Local

Apesar de os esforços da WMF serem direcionados basicamente para a proteção de sítios históricos e arqueológicos, uma obra de arte tem merecido especial atenção da entidade: a "Coluna Sem Fim" (1937), escultura pública de Constantin Brancusi instalada na cidade de Târgu-Jiu, na Romênia.
Instalada ao ar livre, a escultura sofreu intempéries climáticas durante mais de 60 anos, mas foram as intempéries políticas que mais a danificaram.
Nos anos 50, o regime comunista tentou derrubá-la, causando-lhe uma inclinação de cinco graus, o que provocou a infiltração de água em sua base.
"A escultura é uma das mais importantes do século 20. Tem cerca de 30 metros de altura e é composta por 16 módulos em forma de cubos, um em cima do outro. Já conseguimos dinheiro para desmontar a escultura e examiná-la para depois criar um projeto para sua restauração e conservação. Também esperamos que o Banco Mundial financie projetos para o desenvolvimento turístico da região", disse Bonnie Burnham. (CF)


Texto Anterior: Inclusão na lista não significa patrocínio
Próximo Texto: Sinagogas têm seu programa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.