São Paulo, Sexta-feira, 23 de Abril de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LITERATURA
Prêmio Jabuti será entregue na noite de hoje, quando serão anunciados os Livros do Ano
Weffort e Maciel abrem, agora oficialmente, Salão do Livro de SP

da Reportagem Local

As portas do Expo Center Norte já estão abertas desde quarta-feira, mas hoje, às 18h, quando passarem por lá o ministro da Cultura, Francisco Weffort, e o vice-presidente da República, Marco Maciel, será considerada aberta oficialmente a primeira edição do Salão Internacional do Livro de São Paulo.
No mesmo horário, a Bienal do Livro do Rio de Janeiro também ataca com uma dupla de lideranças políticas. O senador e ex-presidente da República José Sarney e o presidente do Banco do Estado do Paraná e ex-ministro da Previdência Reinhold Stephanes participam do debate "Políticos Escritores", mediado pela secretária de Cultura do Rio, Helena Severo.
Mas a maior atração literária do dia não é nenhuma personalidade política. No centro do holofote estarão 45 estatuetas no formato de tartarugas. É que hoje, às 19h, serão entregues os troféus para os três vencedores de cada uma das 15 categorias do Prêmio Jabuti, considerado o mais importante do Brasil no gênero literário.
Os donos dessas estatuetas já são conhecidos, mas na cerimônia de hoje serão anunciados os dois vencedores da parte mais cobiçada do Jabuti: o título de Livro do Ano, subdividido em ficção e não-ficção. Organizado pela Câmara Brasileira do Livro, que também promove o Salão de São Paulo, o Jabuti garante R$ 12 mil para seus dois principais premiados.
Em 1998, os livros do ano foram o romance "A Casa do Poeta Trágico" (categoria ficção), do escritor e jornalista Carlos Heitor Cony, membro do Conselho Editorial da Folha, e a biografia "Monteiro Lobato - um Furacão na Botocúndia", de Carmen Lucia de Azevedo, Marcia Camargos e Vladimir Sacchetta (não-ficção).

Viagem literária
Também no Salão de São Paulo será anunciada hoje uma nova iniciativa de premiação literária. A "Viagem Nestlé pela Literatura" terá sua partida inicial com a abertura das inscrições no estande da Fundação Nestlé.
O concurso cultural escolar, aberto para todas as escolas de ensino médio do Brasil, distribuirá um total de R$ 245 mil em prêmios. Receberão essa quantia três escolas cujos alunos tiverem desenvolvidos os melhores trabalhos a partir dos livros "O Cortiço", de Aluísio Azevedo, "Dom Casmurro", de Machado de Assis, "Fogo Morto", de José Lins do Rego, "Sentimento do Mundo", de Carlos Drummond de Andrade, e "Cronistas do Descobrimento" (compilação de relatos de viagem). Informações pelo tel. 0800-170637.

Texto Anterior: Mais lançamentos no Abril Pro Rock 99
Próximo Texto: Haroldo, um poeta denso
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.