São Paulo, quarta-feira, 23 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARTES PLÁSTICAS

Tunga expõe duas instalações no PS1, ligado ao MoMA

LUCRECIA ZAPPI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM NOVA YORK

É a terceira vez em 2007 que "Laminadas Almas", do artista plástico Tunga, volta aos EUA. A variante da peça montada no Jardim Botânico, no Rio, no ano passado, e na galeria Millan, em 2004, em São Paulo, é reinaugurada hoje no PS1, instituição vinculada ao MoMA (Museu de Arte Moderna), no Queens, em Nova York.
As 23 mil moscas de "Laminadas Almas", mesmo sem terem nascido, enchiam o olhar de Tunga. "Para um anglo-saxão minimalista, uma só mosca já faria a festa, mas acho que o artista do hemisfério sul tende a lotar isso de insetos, a africanizar essa população", diz Tunga.
O movimento das moscas traz essa exuberância da quantidade, ponto marcante da instalação quando foi montada em março em Houston, na frente do Museum of Fine Arts, assim como asas e alfinetes em escala aumentada, entre outros objetos, expostas no mesmo mês na galeria nova-iorquina Luhring Augustine.
A instalação "À Luz de Dois Mundos", exposta no Louvre, foi instalada no domingo no subsolo do PS1.


Texto Anterior: Site brasileiro Overmundo vence troféu Golden Nica
Próximo Texto: Música: Donato, Menescal e cia. cantam a bossa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.