UOL


São Paulo, segunda-feira, 23 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOTOGRAFIA

Imagens recuperadas registram viagens da corte pelo mundo

D. Pedro 2º mostra-se, inédito, no século 21

EDER CHIODETTO
EDITOR DE FOTOGRAFIA

A invenção da fotografia, na metade do século 19, fascinou o imperador d. Pedro 2º de tal forma que ele se tornou uma das pessoas mais fotografadas naquele período e um dos primeiros grandes colecionadores de fotografias no mundo. Essa paixão conseguiu manter segredos que são revelados apenas nesta semana, 112 anos após ele doar parte de sua coleção para a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.
Em 1891, entre 20 mil imagens deixadas pelo monarca, estavam cinco caixas de flandres com 590 fotografias adquiridas durante viagens ao redor do mundo. Com o passar do tempo, a reação entre a emulsão à base de albumina (clara de ovo) e o papel fotográfico fez com que as fotografias ficassem enroladas. Porém, como as caixas se mantiveram fechadas, ao abrigo da luz e da umidade, a qualidade das imagens se manteve intacta.
Graças ao empenho de Joaquim Marçal, chefe da Divisão de Iconografia da Biblioteca Nacional, e sua equipe, que há anos vêm se dedicando à recuperação desse importante acervo, e ao patrocínio do Instituto Cultural Banco Santos, as "enroladinhas", apelido dado às imagens, foram de- senroladas e recuperadas dentro de câmeras de umidificação com vapor, importadas dos EUA.
Dessa forma, ao menos 126 imagens do século 19, que permaneceram inéditas no século 20, serão apresentadas a partir desta quarta-feira ao público.
As fotografias que agora estão "De Volta à Luz" funcionam como anotações do diário de viagem do imperador e sua comitiva pela Espanha, Itália, Síria, Líbano, Jerusalém e Egito. Naquela época a fotografia era feita em negativos de vidro em grandes formatos que resultavam em uma impressionante qualidade, como agora pode ser atestado.
A mostra tem curadoria do pesquisador Rubens Fernandes Junior e do próprio Marçal. Disposta em três módulos, a mostra inicia com um retrato a óleo do monarca, todo paramentado, que serve de contraponto a um auto-retrato fotográfico no qual ele surge mais informal.
No primeiro módulo, foram dispostas imagens do imperador e seus parentes num móvel que sugere uma grande mesa familiar. Eles aparecem sempre posando, deixando visível que a invenção da fotografia seduziu totalmente a corte.
No segundo módulo, no mezanino, várias imagens são projetadas sobre placas de vidro ao lado de textos que narram a saga das viagens e a forma como as "enroladinhas" foram recuperadas. É o terceiro módulo, porém, que deverá ficar para a história das mostras de fotografia na cidade.

Espiral
Concebido por Marcello Dantas, o espaço reservado às "enroladinhas" consegue harmonizar de forma contundente a criatividade do projeto expositivo com a necessidade de preservação e respeito às fotografias recuperadas.
Utilizando uma nova tecnologia à base de fitas de papel dotadas de eletroluminescência, que produzem uma luz muito suave e difusa, Dantas dispôs as fotografias numa espiral, que remonta à forma como elas estavam guardadas nas caixas.
Quando o visitante chega à sala, onde no escuro se vê apenas a forma da espiral suspensa, a luz de cada bloco de fotografias é lentamente acionada pelo peso do corpo do observador sobre o carpete. Ao passar, as imagens vistas vão se apagando e as seguintes se acendem, assim sucessivamente até o visitante desenrolar essa fascinante história até o final.

DE VOLTA À LUZ - FOTOGRAFIAS DA COLEÇÃO DO IMPERADOR D. PEDRO 2º. Onde: Instituto Cultural Banco Santos (r. Hungria, 1.100, Jardim Europa, SP; tel. 0/xx/11/3818-9591). Quando: abertura, hoje e amanhã, para convidados; a partir do dia 25, para o público; até 31 de outubro; de ter. a sex., das 10h às 18h; sáb., dom. e feriados, das 10h às 17h. Quanto: entrada gratuita. Patrocinador: banco Santos.


Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Literatura: Revista de poesia quer "provocar turbulência" no verso nacional
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.