São Paulo, terça, 23 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENCONTRO
Arte africana vira palestra
Chanda discute a multiculturalidade

CAMILA VIEGAS
da Reportagem Local

Quem foi visitar a exposição de Basquiat na Pinacoteca do Ibirapuera percebeu como seus trabalhos são influenciados pela arte africana. Basquiat era fã de Picasso, outro artista que fez uso da visualidade daquele continente.
O terceiro encontro do projeto "A Compreensão e o Prazer da Arte" traz a professora de história da Universidade Estadual de Ohio, Jacqueline Chanda. Ela falará sobre como compreender a arte africana e sua multiculturalidade, de hoje a sexta, das 18h30 às 21h30, no Sesc Vila Mariana.
Na palestra "Arte e Tessitura da Vida: a Questão Étnica nos Parâmetros Multiculturais da História da Arte", Chanda fornecerá métodos para analisar a arte africana com instrumentos como a semiótica, o estruturalismo, a iconologia e a história social da arte, que diferem dos europeus normalmente usados em sala de aula.
Apesar de ser especialista em arte africana, Chanda pretende também abrir sua palestra e discutir a importância de compreender obras de arte de culturas diferentes a partir dos elementos socioculturais que elas transmitem.
A coordenadora do projeto, Ana Mae Barbosa, lembra que o Ministério da Educação e Cultura propõe a multiculturalidade como tema para o currículo escolar. Pensar grande abre a cabeça das crianças, que passam a respeitar diferenças entre seus colegas de escola, como sua raça, nacionalidade, classe social e religião.
A artista plástica e arte-educadora Lilian Amaral convida internautas a participarem da discussão on line que ocorrerá no dia 25, às 16h. O endereço de "A Compreensão e o Prazer da Arte" está no site do Sesc (www.sescsp.com.br). Nesse endereço, ainda podem ser encontrados textos referentes aos dois primeiros encontros do projeto.


Palestra: Arte e Tessitura da Vida, de Jacqueline Chanda Onde: Sesc Vila Mariana (r. Pelotas, 141, Vila Mariana)
Quando: de hoje a sexta, das 18h30 às 21h30
Quanto: livre, com inscrição pelo tel. (011) 5080-3096



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.