UOL


São Paulo, quarta-feira, 23 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Os Sertões" não será apresentado no evento

DA REDAÇÃO

José Celso Martinez Corrêa e o Teatro Oficina não apresentarão "Os Sertões - A Terra" no Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto. A adaptação da primeira parte do livro homônimo de Euclydes da Cunha seria encenada sexta.
Numa extensa carta, o diretor Zé Celso explicou que não se trata de desavenças com a organização, mas uma forma de "dizer sim ao festival dizendo não".
O grupo considerou impossível apresentar a íntegra da peça ao ar livre, sem acústica, e no asfalto. Em SP, o chão do Teatro Oficina foi coberto de terra e um coro acampanhou a encenação. A contraproposta da organização do festival foi sugerir a realização de ensaios abertos da segunda parte da trilogia, "O Homem", em processo de montagem. Mas foi recusada. "Recusei porque queremos levar não mais ensaios, mas o que um festival com a grandeza do de Rio Preto agora merece", escreveu Zé Celso.
As edições de 2001 e 2002 do evento assistiram, respectivamente, aos ensaios de "A Luta" (terceira parte) e "O Homem".


Texto Anterior: Festival de São José do Rio Preto: Grupo prefere inovação à provocação
Próximo Texto: Panorâmica - Erudito: Maestro Kurt Masur vai reger a OSB no Rio
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.