São Paulo, sexta-feira, 23 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POPLOAD

O cover do ano; a música do ano

LÚCIO RIBEIRO
COLUNISTA DA FOLHA

Ótima banda, mas que até dia destes freqüentava o segundo escalão do rock escocês, o Snow Patrol está virando mega.
Neste ano o grupo de Glasgow acertou o coração do combalido britpop com um elogiadíssimo álbum, o lindo "Final Straw", lançado em fevereiro e que tem pelo menos quatro hits da cena independente do Reino Unido.
O resultado da aceitação de "Final Straw", que ainda não foi lançado no Brasil pela Universal, pode ser medido nas últimas semanas, com os shows nos megafestivais Glastonbury e T in the Park.
Pelo que dá para ouvir via internet, o público que assistia ao Snow Patrol parecia estar diante do Oasis, tamanha a gritaria. Não só a platéia cantava refrões inteiros sozinha, em uníssono, de arrepiar (como em "Sun"), como reproduzia com a boca as levadas de guitarra de músicas tipo a ensolarada "Spitting Games".
Mas, como se não bastasse o atual oba-oba, o Snow Patrol cometeu um dos mais bacanas covers dos últimos tempos. O grupo recriou para o rock o megassucesso "Crazy in Love", de Beyoncé.
A roupagem hip hop-soul da música original ficou tão sensacional que o Snow Patrol resolveu relançar o single de "Spitting Games" só para incluir a "Crazy in Love" roqueira.
Tirando a ótima transposição instrumental, o cover mantém a letra original e ainda preserva a parte rap da música.
O vocalista Gary Lightbody botou sua voz de britânico romântico mesmo para cantar a parte que Beyoncé se mostra nervosa com um ser masculino: "Who he think he is?". E discute a possibilidade de nem comprar um novo vestido para impressionar o cara.
O engraçado rap de "Crazy in Love" foi gravado com a participação de Zane Lowe, badalado DJ da Radio 1, da BBC. O cover, com o Snow Patrol, ao vivo, está esperando por você na internet.

Dizzee Rascal
É a "Hey Ya!" deste ano. Com a diferença de que não é.
Já bomba as rádios européias a música do verão deste ano. É do rapper moleque Dizzee Rascal, da turma inglesa que promove nas ruas a mistura de ritmos mais interessante dos últimos tempos.
A canção chama "Stand Up Tall" e é impressionante de tão grudenta. Um reggae a 200 km por hora com vocal rap. É ideal para servir de trilha sonora de corrida de carros de videogame.
A música começou a ser tocada na Radio 1 da BBC na semana passada e virou febre instantânea. Só que não aparecia na internet. No começo desta semana, chegou à rede em duas versões tiradas uma de um programa francês, outra de um britânico.
O MP3 que apareceu gravado da rádio inglesa era uma piada. O locutor não parava de babar no Dizzee Rascal no meio da música. E em pouco mais de três minutos de canção botaram umas três vinhetas de "exclusivo", para celebrar a execução do hit.
A ensolarada "Stand Up Tall" é o primeiro single do novo álbum de Rascal, "Showtime", que será lançado ainda em setembro. Se o pique da música der o tom do CD, esse "Showtime" vai ser menos sombrio que o importante primeiro disco do rapper, "Boy in da Corner", que acaba de ser editado no Brasil pela Sum Records.
O clipe de "Stand Up Tall" promete. Foi gravado nesta semana em um strip club em Atlanta, nos EUA. Mostra Rascal e um monte de garotas dando um rolê dentro de um táxi até acabar no tal clube, onde ele canta. Logo, logo o vídeo vai estar na mão.

lucio@uol.com.br


Texto Anterior: Crítica: A persistência da memória
Próximo Texto: Teatro: São Jorge leva "Bastianas" ao candomblé
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.