São Paulo, quinta-feira, 23 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Crítica


"Matador", de 1986, é filme mais forte de Almodóvar

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Talvez isso tenha mudado, mas durante anos "Matador" (TC Cult, 23h30; 18 anos) foi, sem nenhuma dúvida, o filme mais forte do espanhol Pedro Almodóvar. Em parte isso vem da trama, da proximidade entre a atividade de toureiro, que o protagonista já exerceu, e o costume de matar mulheres.
Nada a ver com filme de serial killer, não no sentido tradicional. A relação a fazer é entre sexualidade e morte, prazer extremo e extinção do ser. Isso é o que Almodóvar coloca em questão neste filme de 1986, em que a beleza de Assumpta Serna é de deixar qualquer um de queixo caído.
Uma boa ideia será completar o programa com "Kill Bill - Volume 2" (TC Action, 22h; 12 anos), um belo e ágil Tarantino, em que o convencional do argumento se deixa dominar pela habilidade do diretor. E, mais que isso, pelo prazer que ele experimenta ao fazer filmes.


Texto Anterior: O melhor do dia
Próximo Texto: José Simão: Socuerro! Saiu o Funk do Bigodão!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.