São Paulo, sábado, 23 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PAINEL DAS LETRAS

JOSÉLIA AGUIAR joselia.aguiar@grupofolha.com.br

Depois da Borders

Não se deve prever o fim das lojas físicas de livros só porque a Borders será enfim liquidada, depois de meses em que se tentou encontrar um comprador. Essa é a visão dos donos de livrarias independentes dos EUA. Para eles, a Borders, que era a segunda maior rede do país, cresceu demais, e mal. E seu lugar pode ser ocupado agora pelas pequenas, que "conhecem seus clientes, têm títulos bem escolhidos e design charmoso", diz à Folha Meg Smith, livreira que é porta-voz da ABA, associação que reúne o setor. A expansão do mercado de e-books não é um risco? "Várias independentes já têm vendido e-books muito bem em parceria com o Google", afirma. Se e-books oferecem risco, Smith acrescenta, também são a oportunidade para manter "estreito diálogo" com clientes, característica que define o negócio das independentes.

147%
é quanto cresceram as vendas de e-books nos EUA em maio, alcançando US$ 73,4 milhões, divulgou na última semana a AAP, associação de editores. É de 38,2% a queda nas vendas de livros adultos de capa dura

//NA COMPANHIA DOS LIVROS
O sucesso de valter hugo mãe na Flip lhe rendeu até "30 pedidos de casamento por dia", como andou contando. Mas do Brasil não levou uma noiva, como fizera outro português, António Lobo Antunes, em 2009. Daqui carregou mais de duas dezenas de livros. Três são de João Ubaldo. E há um de cada: Arnaldo Antunes, Lourenço Mutarelli, Dalton Trevisan, Luis Fernando Verissimo, Rubem Fonseca, Ignácio de Loyola Brandão, Marcelo Mirisola. De uma mulher, Lygia Bojunga, levou apenas "O Rio e Eu", pois "Bolsa Amarela", que queria muito, estava esgotado. "Não consegui também Monteiro Lobato. Fiquei arreliado."

//UM RILKE MAIS LEVE
Angela Lago, autora e ilustradora de livros infantis premiados, tem animado os amigos no Facebook com versos de Rainer Maria Rilke que começou a traduzir. Escolhe os poemas de que mais gosta entre os cerca de 400, "mais leves", diz Ângela, que o poeta alemão escreveu em francês, nos últimos anos de vida. "Leitores de Rilke me enviam outras traduções do mesmo poema em diversos idiomas. Tem sido um trabalho alegre e compartilhado", conta. O volume sai em 2012 pela coleção "Livros Iluminados", da editora Scipione.

A PIADA DA SEMANA
O TÍTULO QUE NAUFRAGOU
Essa é a capa do "pior livro do mundo", na escolha da "Publishers Weekly". A medida? As muitas resenhas sarcásticas dos leitores na web

Dois burros... - Luis Soriano é o professor que decidiu levar livros para crianças de uma província de pobre da Colômbia. A biblioteca, carregada por dois burros, chegava ao local dominado pelo calor, cobras e traficantes.

.. e uma biblioteca - A história real de Soriano virou documentário, "The Donkey Library", dirigido por Carlos Rendón Zipagauta, e um livro infantil, ilustrado, "Biblioburro", que sai em outubro pela WMF Martins Fontes.

Perry Anderson - Uma coletânea de ensaios do historiador britânico sai em setembro pela Boitempo. "Spectrum" reúne textos publicados na "London Review of Books", "Dissent", "New Left Review" e "The Nation".

Além da categoria - Na obra, Anderson, autor de "Considerações sobre o Marxismo Ocidental", se propõe a realizar o debate político "para além de categorias como 'direita' e 'esquerda'", informa a editora.


Texto Anterior: Ficção/Não ficção
Próximo Texto: Crítica história: Conquistador tem legado relativizado
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.