São Paulo, quinta, 23 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA
Chico César e Beth Carvalho estão entre os artistas que integram o CD
MST lança disco com a participação de convidados

LUIZ ANTÔNIO RYFF
da Sucursal do Rio

Bem que o disco poderia se chamar "Música para Acampamento", mas o grupo Legião Urbana teve a idéia antes.
Depois de ocupar fazendas pelo interior do país, o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) lançou ontem o CD "Arte em Movimento".
O disco reúne 18 músicas compostas por integrantes do MST e cantadas em acampamentos, marchas e invasões.
Além das músicas, o disco também traz o hino do movimento e um poema lido pelo comentarista esportivo Juarez Soares.
A renda do álbum será revertida para o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.

Artistas conhecidos
Para interpretar as canções foram convidados alguns cantores conhecidos. Os compositores do MST também cantam as próprias músicas.
No disco, o cantor e compositor Chico César aparece em "Floriô", de Zé Pinto, Cyda Moreira interpreta "Manter a Esperança", de Ademar Bogo, e Vânia Bastos revela "Sonhar Não Cansa", também de Bogo.
Além deles, Beth Carvalho mostra "Ordem e Progresso", de Kapenga Ventura, e a cantora Lecy Brandão interpreta "Pra Soletrar a Liberdade", de Zé Pinto.

Identidade
Para João Pedro Stedile, um dos líderes do MST, essas músicas contribuem para dar identidade ao movimento.
As músicas são ideológicas ou tratam de temas que fazem parte do cotidiano dos sem-terra. Como, por exemplo, "Companheiros de Guevara", "Pra Soletrar a Liberdade", "América Livre" e "Assim Ninguém Chora Mais", de Zé Pinto.
"Seguimos ocupando a terra/ Derrubando cercas, conquistando o chão/ Que chore o latifúndio/ Pra sorrir os filhos de quem colhe o pão/ E a luta por reforma agrária a gente até pára/ Se tiver, enfim/ Coragem a burguesia agrária de ensinar seus filhos a comer capim", diz o final da letra desta canção.
Com capa do fotógrafo Sebastião Salgado, o CD estava com o evento de lançamento previsto para ontem à noite, no teatro João Caetano, no Rio, com a presença de líderes do MST, como Stedile.
O show também serve de pretexto para a entrega do prêmio "Luta pela Terra 97" aos cantores Milton Nascimento e Chico Buarque, por causa do livro "Terra".
O livro, que teve renda revertida para o movimento, é sobre o MST, tem fotos de Salgado e um CD, que vem como brinde, com quatro músicas de Chico e Milton.



Disco: Arte em Movimento Lançamento: MST (informações pelo tel. 021/232-3984) Artistas: Beth Carvalho, Chico César, Lecy Brandão, Vânia Bastos, Cyda Moreira, Zé Pinto, Zé Cláudio e outros Quanto: R$ 10





Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.