São Paulo, quarta-feira, 23 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DE CINEMA

Homem sem Rumo
Bandeirantes, 13h30.
(Man Without a Star). EUA, 1955, 89 min. Direção: King Vidor. Com Kirk Douglas, Jeanne Crain, Claire Trevor. Pistoleiro (Douglas) contratado por proprietária de um rancho (Crain) compra sua briga com vizinhos, embora também bata uma asinha na direção da dona de um bar local (Trevor). O que decidirá seu amor e sua vida, no entanto, serão menos as mulheres do que o arame farpado. Douglas é um inimigo visceral desse instrumento, limitador de sua liberdade de homem do Oeste. É ao tema do arame farpado que King Vidor dá grandeza exemplar, fazendo um dos grandes faroestes da história do cinema.

O Homem Indestrutível
SBT, 14h.
(I-Man). EUA, 1986, 92 min. Direção: Corey Allen. Com Scott Bakula, Ellen Bry, Joey Cramer. Motorista cujo táxi se choca com caminhão da Nasa aspira o gás que escapa do caminhão. Trata-se de uma substância secreta que o torna indestrutível. Daí para largar a praça e ser convocado pelo governo é um pulo. Estritamente infantil.

O Grande Assalto
Globo, 15h15.
(The Real McCoy). EUA, 1993, 104 min. Direção: Russell Mulcahy. Com Kim Basinger, Val Kilmer, Terence Stamp. Bandidos sequestram o filho da hábil ladra Kim Basinger, a fim de forçá-la a voltar à ativa e assaltar um banco. O fulano designado para ajudá-la (Kilmer) tentará dar uma força em outros frontes. Muito fraco. Kim segura as pontas.

Jogos Secretos 3
Bandeirantes, 2h15.
(Secret Games 3). EUA, 1994, 91 min. Direção: Gregory Hippolyte. Com Woody Brown, Rochelle Swanson. Mulher insatisfeita com o casamento emprega-se em bordel, a fim de satisfazer fantasias e, de quebra, levar uns trocados. Não imagina que um de seus parceiros, a quem aprecia particularmente, se tornará extremamente possessivo e tentará liquidar seu marido. Enfim, um carbono vagabundo de "Belle de Jour".

Intercine
Globo, 2h43.
"Coração Bandido" (Canadá, 1997, de Terry O'Brien, com Lisa Ryder, Randy Hughson) e "A Idade do Gelo" (1998, de Jean De Segonzac, com Grant Show, Udo Kier), são as propostas da emissora para a quarta-feira.

Estado de Emergência
Globo, 4h20.
(State of Emergency). EUA, 1994, 90 min. Direção: Leslie Linka Glatter. Com Joe Mantegna, Lynn Whitfield, Melinda Dillon. Médico (Mantegna) que atormenta direção do hospital em que trabalha por conta dos seguidos cortes de verba torna-se o bode expiatório ideal, quando um paciente morre. O médico não desistirá tão fácil. Feito para TV.

TV PAGA

FILMES
Os horrores da guerra e da sedução
"Homens em Guerra" (Film & Arts, 1h) é um desses filmes com tão pouco prestígio que o boletim da TVA limita-se a registrar seu título no original. No entanto, esse filme de Anthony Mann é uma das pérolas do gênero.
A história se passa na Guerra da Coréia, mas poderia ser qualquer outra. O gênio de Mann consiste, no caso (e até aonde vai a lembrança), em nos jogar dentro das batalhas e seus horrores.
Em outro registro, "Gilda" ( Mundo, 1h), de Charles Vidor, à parte trazer uma Rita Hayworth deslumbrante, nos coloca diante de outros tipos de horror: os da beleza, do amor e da sedução. (IA)


MEMÓRIA
Programa "Zoom", da TV Cultura, traz as vidas de Henfil e Vladimir Herzog
DA REPORTAGEM LOCAL

O "Zoom" de hoje, que vai ao ar às 23h30, destaca dois brasileiros que fizeram de seu ofício uma luta contra a opressão. O primeiro destaque do programa é "Cartas da Mãe", filme baseado na vida do cartunista Henrique de Souza Filho, o Henfil.
O curta acompanha a trajetória de Henfil e os cartuns e escritos que fez para publicações como "O Cruzeiro", "O Sol" e "Pasquim", nos quais fazia críticas ao regime militar em vigor nos anos 70.
Na sequência, vai ao ar "Eunice, Clarice e Tereza", que mostra como Clarice Herzog, viúva do jornalista Vladimir Herzog, ganhou na Justiça uma ação responsabilizando a União pela morte de seu marido, vítima de torturas no DOI-Codi paulista, em 1975.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo: Ecos do passado
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Vote em Tuma e teje preso!
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.