São Paulo, sexta-feira, 23 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"TUDO PARA FICAR COM ELE"

Cameron Diaz estrela trama capenga de mau gosto abundante

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Há pouco a dizer sobre "Tudo para Ficar com Ele", além do título esclarecedor. Em linhas gerais, ficamos assim: Cameron Diaz é uma garota que, assim como suas duas amigas (Christina Applegate e Selma Blair), depois do serviço, só pensa em rapazes.
Não é coisa censurável, longe disso. Em momentos de raciocínio mais sofisticado, as meninas perguntam umas às outras o que dizem aos garanhões com quem transam a respeito de seus pênis: é grande, grosso, forte etc.
Esse é só um exemplo do filme. Está longe de ser o mais vulgar. Já sabemos então que "Tudo para Ficar com Ele" poderia muito bem deixar ruborizados os autores das comédias juvenis dos anos 80, como "Porky's". Mas os tempos mudaram, e as mulheres adquiriram o direito de não apenas falar de sexualidade como de se desfazer de seus pares.
O que no filme diferencia Cameron Diaz das amigas é que ela é uma espécie de mulher fatal. Seduz os garotos e os deixa na mão. Ao conhecer o belo Roger (Jason Bateman), porém, descobrirá que o hábito de retrair-se diante dos homens, mais do que torná-la inacessível, é sintoma de uma tendência a fugir da situação emocional que possa fragilizá-la.
O princípio em si não é mau, longe disso. A "mulher que vacila" é a mesma que fala sobre os atributos genitais masculinos (espécie de machismo castrado); obtida a igualdade no mundo, ela tenta distinguir sexualidade e sentimentos e vê crescer sua responsabilidade na relação amorosa. Daí o medo se tornar um obstáculo à sua aproximação de alguém a quem realmente possa amar.
O problema é que, descontados o mau gosto abundante e a evolução capenga da trama, o que sobra é uma série de gags mal desenvolvidas, diante das quais, na melhor das hipóteses, consegue-se esboçar um sorriso amarelo.
O filme é a diversão ideal para quem acha que encontrou seu tempo (e seu dinheiro) no lixo.


Tudo para Ficar com Ele
The Sweetest Thing  
Produção: EUA, 2002
Direção: Roger Kumble
Com: Cameron Diaz, Christina Applegate, Selma Blair
Quando: a partir de hoje nos cines Center Iguatemi 2, ABC Plaza Shopping e circuito



Texto Anterior: Crítica: Silent Bob está rico e menos engraçado
Próximo Texto: Copião - Silvana Arantes: As contas não fecham em 8% da produção nacional
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.