São Paulo, segunda-feira, 23 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

TV Globo já vende anúncios para 2005

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Em um fato inédito nos últimos três anos, a TV Globo já está vendendo, neste mês, espaços publicitários que só serão ocupados pelos anunciantes nos primeiros meses de 2005. Isso confirma o reaquecimento do mercado publicitário e a confiança das empresas no crescimento da economia.
"Já temos inúmeros negócios fechados até o final do ano e o mercado já começa a planejar e a comprar para o próximo. É um sinal de que os clientes acreditam numa recuperação e se preparam para atender ao acréscimo de demanda [no consumo]", afirma Willy Haas, diretor-geral de comercialização da Globo.
Segundo Haas, os espaços comerciais de 2005 que já estão sendo vendidos não são de anunciantes que compram pacotes de patrocínio vendidos com antecedência, como o do futebol.
"As compras são de programações avulsas ou patrocínios de programas de linha [como minissérie, por exemplo]. Os grandes eventos [futebol e F-1] ainda não lançamos no mercado", diz.
Haas conta que não via um mercado aquecido assim desde 2000. Para o mercado publicitário, o volume de propaganda deverá crescer de 20% a 25% neste ano, voltando ao patamar de 2000 _nos anos seguintes, houve retração.
A Record também percebe a retomada. A Boticário já reservou espaços até o final deste ano. Em 2003, algo parecido só ocorreu na emissora em novembro.

OUTRO CANAL

Turbinada 1
A audiência da Band cresceu 159% na primeira semana de Jogos Olímpicos em relação à semana anterior. Entre 7h e 18h, faixa em que se concentram as transmissões, a Band passou de uma média de 1,7 ponto no Ibope da Grande SP para 4,4, ultrapassando a Record no terceiro lugar no ranking das TVs.

Turbinada 2
Os dados, compilados pela Band, mostram que todas as outras TVs perderam audiência _inclusive a Globo, que vem transmitindo as Olimpíadas em menor escala. O número de televisores ligados na primeira semana olímpica cresceu só 2,5%.

Repaginada
A quinta edição de "Big Brother Brasil" só estréia em janeiro, mas a Globo já começou a reformar a casa em que os participantes são confinados. O local foi usado por "Fama".

Contagem regressiva
Pouca gente dos bastidores da TV acredita nisso, mas a Record afirma que a última edição de "Cidade Alerta" vai ao ar no dia 25 de setembro.

Transmissão de cargo
A casseta Maria Paula encerra sua licença-maternidade na última semana de setembro, quando volta a trabalhar na Globo. Sua substituta, Luana Piovani, dará expediente no "Casseta & Planeta" até a primeira semana de outubro. Assim, as duas vão contracenar em algumas gravações.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Programação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.