São Paulo, quarta-feira, 23 de outubro de 2002

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TELEVISÃO

Programa do PT omite política para a TV aberta

Marco Antonio Rezende/Folha Imagem
Lula durante evento com artistas no Rio de Janeiro, anteontem


DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

O programa de governo de Lula para as áreas de cultura e comunicação, divulgado anteontem pelo PT, omite propostas para um setor que alas do próprio partido consideram "crucial": o da televisão aberta comercial.
O documento traz um subcapítulo denominado "Cultura e Comunicação" em que são citadas, por exemplo, as propostas de "rever a legislação que regulamenta as TVs fechadas" e de "reequipar as emissoras públicas com o objetivo de, em diálogo com Estados, municípios e emissoras comunitárias, consolidar uma rede pública de comunicação de alcance nacional". De TV aberta, só há uma referência indireta e genérica: "estabelecer novos critérios para as relações entre o Estado e as grandes cadeias de entretenimento".
A omissão sobre políticas para a televisão aberta (e TV digital) frustrou colaboradores do próprio plano de governo de cultura do PT, como o jornalista Daniel Herz, citado como tal no documento divulgado anteontem.
"Além de generalidades, o plano dá peso muito grande a instrumentos estatais de comunicação que não têm tanta importância", diz, referindo-se à proposta de uso das TVs estatais e da Radiobrás como aparelhos culturais.
Segundo Herz, membro do Conselho Nacional de Comunicação (órgão do Congresso), a coordenação nacional do programa de cultura do partido descartou propostas do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, que reúne entidades como o MST e que foi convidado pelo PT, em maio, a apresentar uma plataforma de governo para a área.
A proposta do fórum previa o controle dos meios de comunicação pela sociedade e o "estabelecimento de um adequado equilíbrio e proporção entre os sistemas privado, público e estatal da radiodifusão". Radicais, essas medidas teriam a oposição de redes de TV, com quem o partido não gostaria de polemizar durante a campanha eleitoral.
Entidades envolvidas na questão, como a Abert (das emissoras de TV abertas), Abepec (das TVs públicas) e ABTA (do setor de TV paga), dizem que só se manifestarão sobre o documento após as eleições de domingo.

OUTRO CANAL

Urgente A Globo lançou anteontem o plano comercial de "Xuxa no Mundo da Imaginação", que estréia na próxima segunda-feira. Há só uma cota de patrocínio.
Virada Segundo a Globo, o "Domingão do Faustão" superou neste mês o SBT (basicamente "Domingo Legal") no Ibope da Grande SP. A média acumulada de janeiro até o dia 20 é de 24 a 23 pontos a favor da Globo.
Tela fria Devido ao calor, tem menos gente vendo TV. No último domingo, apenas 54% dos televisores estavam ligados entre 18h e 20h30. Em setembro, eram 64%.

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