São Paulo, domingo, 23 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV ABERTA

Julia Roberts é mãe de família em "Erin Brockovich"

A Máscara do Zorro
Globo, 13h35.   

(The Mask of Zorro). EUA, 1998, 136 min. Direção: Martin Campbell. Com Antonio Banderas, Anthony Hopkins, Catherine Zeta-Jones. Após fugir da prisão, um já envelhecido dom Diego prepara um sucessor, na pessoa de Antonio Banderas, mantendo assim viva a dinastia Zorro e, portanto, a luta dos mexicanos contra os espanhóis tirânicos. O filme sofre de excesso de ação e de excesso de firulas.

Mais Velozes e Mais Furiosos
Record, 20h30.   

(2 Fast 2 Furious). EUA, 2003, 100 min. Direção: John Singleton. Com Paul Walker, Cole Hauser. Após deixar a polícia, Brian O'Conner (Walker) é forçado a participar de uma nova missão: se infiltrar no crime organizado de Miami para investigar um caso de transporte de dinheiro sujo para Carter Verone (Hauser), o chefe do tráfico local. Para tanto, ele recebe a ajuda de seu ex-colega Roman Pearce e da agente secreta Monica Clemente.

O Juiz
Globo, 23h25.  

(Judge Dredd). EUA, 1995, 96 min. Direção: Danny Cannon. Com Sylvester Stallone, Armand Assante, Diane Lane. Estamos no futuro (ai, ai, ai). Ali, tiras exercem o papel de juiz, caso de Dredd (Stallone), líder dessa elite de policiais. Até que ele é acusado por um crime que não cometeu.

Fogo Cerrado
Bandeirantes, 0h30.  

(Open Fire). EUA, 1994, 95 min. Direção: Kurt Anderson. Com Jeff Wincott, Lee de Broux, Mimi Craven. Depois que a indústria de seu pai é tomada por terroristas, com o velho de refém, Wincott decide mostrar que não é apenas um filhinho de papai, mas um exímio praticante de artes marciais.

Erin Brockovich - Uma Mulher de Talento
Globo, 1h05.   

(Erin Brockovich). EUA, 2000, 130 min. Direção: Steven Soderbergh. Com Julia Roberts, Albert Finney. Erin, mãe de família, trabalhadora, investiga caso de água contaminada, defende o meio-ambiente, a sociedade. E trata de lucrar com isso a cada passo que dá. É uma visão do que seja virtude. Julia leva o filme nas costas.

Herança Mortal
SBT, 0h45.  

(Legacy of Sin: The William Coit Story). EUA, 1995. Direção: Steven Schachter. Com Neil Patrick, Bonnie Bedelia, Meredith Salenger. Coit é jovem que começa a desconfiar que sua mãe talvez não seja quem ele pensava. Ao investigar a morte de seu pai, quando era adolescente, perceberá que a mãe tem muito mais a ver com isso do que se imaginaria. Drama familiar a caráter para virar telefilme.

Krush Groove - O Mundo do Rap
SBT, 2h15.   

(Krush Groove). EUA, 1985, 97 min. Direção: Michael Schultz. Com Blair Underwood, Sheila E. Os primeiros dias da gravadora Def Jam, quando o empresário Russell Walker (Underwood) tem material para lançar, o que não tem é dinheiro para fazer os discos, o que o leva a pedir emprestado a uns traficantes. Rola muito rock.

A Visão
Globo, 3h15.  

(The Sight). EUA, 2000, 86 min. Direção: Paul W.S. Anderson. Com Andrew McCarthy, Amanda Redman. Ao atropelar -e matar- uma velhinha britânica, arquiteto americano recebe dela o dom de se comunicar com os mortos. Eles o utilizarão para prender um serial killer. Feito para TV.

O Poço
SBT, 4h15.   

(The Well). Austrália,1997, 102 min. Direção: Samantha Lang. Com Pamela Rabe, Miranda Otto, Paul Chubb. A dona de uma fazenda e sua auxiliar levam uma vida solitária no local e também um tanto quanto esquisita. As coisas se tornarão bem mais estranhas quando a auxiliar atropela e mata um homem, e as duas decidem esconder o corpo num poço, na fazenda. Só para São Paulo. (IA e PAULO SANTOS LIMA)

TV PAGA

Pequenez e grandeza do "demônio de Hollywood"

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

"O Diabo Feito Mulher" (Futura, 1h30) é um título contra as mulheres, como era praxe nos anos 50. O título deste filme, aliás, não quer dizer muita coisa desde o original. Fritz Lang, seu diretor, queria que fosse "Chuck-a-Luck". O estúdio objetou que "Chuck-a-Luck" não queria dizer nada e trocou-o por "Rancho Notorious". Que também não quer dizer nada -como bem observava Lang.
O certo é que Marlene Dietrich não é o demônio que o título e sua fama de mulher fatal podem sugerir. É verdade que ela maneja uma roleta viciada, mas está ali mais por paixão por Mel Ferrer que outra coisa.
É verdade que Mel Ferrer será o pistoleiro responsável pela morte de Arthur Kennedy. E este será todo o problema: Kennedy saltará, com fúria digna de um personagem languiano, em busca de vingança. Será sua obsessão, seu único móvel na vida.
Para tanto, ele se infiltrará no bando de Marlene. Mais, há de se criar entre ele, Marlene e Mel Ferrer um delicado triângulo amoroso. Em suma, a partir de um quadro razoavelmente convencional de faroeste, Lang convoca tudo do homem (e da mulher): o melhor e o pior, a pequenez e a grandeza, a beleza e a feiúra. Como quase sempre no Lang de Hollywood, existe um momento em que o homem faz uma escolha que repercutirá em seu destino como uma bomba.
Se nenhum gesto é inconseqüente, também não o são as cores. A dominante é terra, o que de início dá um caráter especialmente árido ao filme, a que vem se acrescentar a feição rígida de Arthur Kennedy, oposta ao cinismo de Ferrer e a uma indiferença que a cada passo se revela mais suposta de Marlene Dietrich.
Com o tempo, Lang nos conduz a tons mais vermelhos e também à tragédia, que maneja com uma grandeza diabólica. Pois não era só por seus modos intransigentes que o alemão ficou conhecido como "o demônio de Hollywood".


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Convoca a vaca pra CPI da Aftosa!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.