São Paulo, sexta-feira, 23 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COLEÇÃO FOLHA

Temas incluem suíte e cantatas do mestre

Próximo volume mostra riqueza musical da composição de Bach

IRINEU FRANCO PERPETUO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O volume de domingo da Coleção Folha de Música Clássica serve de introdução ao rico universo musical de Johann Sebastian Bach (1685-1750). O disco é uma espécie de "pot-pourri" de alguns dos temas bachianos mais conhecidos. Mais que o mestre supremo do barroco alemão, Bach foi uma daquelas figuras musicais gigantescas que influenciaram autores dos mais díspares períodos, gostos e tendências.
Os concertos de Brandemburgo levam este nome por terem sido dedicados ao margrave (título nobiliárquico) de Brandemburgo, em 1721. Trata-se de meia dúzia de obras-primas que ficaram esquecidas por mais de um século. Outro conjunto de peças instrumentais de destaque no repertório bachiano são as quatro suítes orquestrais. Dentre elas, o volume da semana que vem destaca a pungente melodia da "Ária na quarta corda", da suíte nš 3.
Bach passou seus 27 últimos anos em Leipzig, responsável pela música nas principais igrejas da cidade. Alguns corais de suas cantatas ficaram tão populares que acabaram circulando em versões instrumentais. É o caso da talvez mais conhecida melodia bachiana: "Jesus, Alegria dos Homens".


Texto Anterior: Crítica: CD traz arranjos amadurecidos por anos de shows
Próximo Texto: Última moda: Raia de Goeye (as legítimas)
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.