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COLEÇÃO FOLHA
Temas incluem suíte e cantatas do mestre
Próximo volume mostra riqueza musical da composição de Bach
IRINEU FRANCO PERPETUO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
O volume de domingo da Coleção Folha de Música Clássica serve de introdução ao rico universo
musical de Johann Sebastian Bach
(1685-1750). O disco é uma espécie de "pot-pourri" de alguns dos
temas bachianos mais conhecidos. Mais que o mestre supremo
do barroco alemão, Bach foi uma
daquelas figuras musicais gigantescas que influenciaram autores
dos mais díspares períodos, gostos e tendências.
Os concertos de Brandemburgo
levam este nome por terem sido
dedicados ao margrave (título nobiliárquico) de Brandemburgo,
em 1721. Trata-se de meia dúzia
de obras-primas que ficaram esquecidas por mais de um século.
Outro conjunto de peças instrumentais de destaque no repertório bachiano são as quatro suítes
orquestrais. Dentre elas, o volume
da semana que vem destaca a
pungente melodia da "Ária na
quarta corda", da suíte nš 3.
Bach passou seus 27 últimos
anos em Leipzig, responsável pela
música nas principais igrejas da
cidade. Alguns corais de suas cantatas ficaram tão populares que
acabaram circulando em versões
instrumentais. É o caso da talvez
mais conhecida melodia bachiana: "Jesus, Alegria dos Homens".
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