São Paulo, sábado, 23 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bebida

Programa explica processos da cerveja

RACHEL BOTELHO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

As vultosas quantias gastas para promover marcas de cerveja, em forma de comerciais de TV, anúncios na mídia impressa, outdoors e congêneres, não deixam dúvidas: estamos diante de uma bebida que desperta paixões mas também de um negócio milionário. O episódio "Cerveja", da série "Maravilhas Modernas", procura fisgar a atenção do telespectador ao abordar a primeira faceta do ingrediente: essa bebida imediatamente associada a celebrações, encontros informais ou mesmo a uma merecida e ansiada pausa no final do dia. A cerveja com que (quase) todos se identificam.
Origens
Para tanto, volta às suas origens no Oriente Médio, acompanha o caminho dos quatro ingredientes básicos -malte, água, lúpulo e leveduras- até a fábrica e, uma vez lá, a "mágica" que os transforma no líqüido. Sua outra face, mais "mercantilista", está representada pela maior cervejaria dos Estados Unidos, Anheuser-Busch. Presença dominante no programa, a fabricante de Budweiser aparece a cada passo da história da cerveja naquele país. Não faltam referências a outras marcas, mas o que começa em tom festivo termina com uma pergunta incômoda: é documentário ou propaganda?


MARAVILHAS MODERNAS: CERVEJA
Quando:
hoje, às 20h
Onde: The History Channel


Texto Anterior: Cultura exibe episódios do infantil "Vila Sésamo"
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.