São Paulo, quarta-feira, 24 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

São Paulo Fashion Week/Outono 2007

O futuro está na moda

Futurismo, guerrilheiros ecológicos e garotas mutantes movimentam a São Paulo Fashion Week, que começa hoje

VIVIAN WHITEMAN
DA REPORTAGEM LOCAL

CAMILA YAHN
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O futuro está nas passarelas.
Do imaginário espacial dos anos 60 às questões mais atuais -ligadas à preservação dos recursos naturais do planeta e ao uso inteligente da tecnologia-, a discussão sobre os próximos passos da humanidade, e, é claro, da indústria fashion, está fazendo a cabeça dos estilistas.
Assim como aconteceu na última temporada internacional e, na semana passada, no Fashion Rio, o tema deve ser um dos mais abordados pelas grifes participantes da 22ª edição da São Paulo Fashion Week.
O evento, que começa hoje e acaba no dia 29, acontece no prédio da Bienal, no Parque Ibirapuera. No total, serão 38 desfiles com as coleções outono-inverno 2007 de 37 marcas.
Pegando carona no tema geral desta SPFW, que chama a atenção para o desenvolvimento sustentável e para a preservação das matas nativas brasileiras, alguns criadores devem propor uma reaproximação com a natureza para garantir a qualidade da vida na Terra.
É o caso da Ellus, que busca no natural a saída para o caos metropolitano, e da Osklen, que levará à passarela um exército de guardiões da Amazônia, um dos ecossistemas mais ricos e disputados do mundo. "O futurismo é o orgânico", diz Oskar Metsavaht, diretor de criação da Osklen.
Esse olhar sobre o elemento orgânico, no sentido de buscar nele soluções para um estilo de vida menos predatório, é, segundo alguns dos maiores birôs de moda do mundo, uma das principais macrotendências para os próximos anos.
Referências militares, como as da Osklen, inspiradas nos ativistas políticos e ambientais, também são tendência. Flashes dessa atitude mais atirada e menos contemplativa já haviam aparecido na edição passada da SPFW, na figura da guerrilheira urbana.
A discussão do futuro passa ainda pelos limites do corpo. A nova humanidade projetada por alguns criadores tem uma imagem mais forte e saudável, muito ligada aos esportes. A Uma e a Maria Bonita -que criou looks inspirados nas roupas de neoprene dos surfistas- são algumas das marcas que apostam na evolução fashion do traje esportivo.

Heroínas mutantes
Já Fábia Bercsek investe numa tendência jovem e com inspiração pop, fazendo referências aos heróis dos quadrinhos e dos games, e imagina meninas mutantes, habitantes de um mundo em transição. "As roupas também sofrerão uma espécie de transformação no desfile", antecipa a designer.
Tanto nas abordagens mais naturalistas quanto nas mais "hi-tech", os tecidos ocupam espaço essencial. Malhas de algodão orgânico e bambu, couro vegetal, fibras vindas de plantas típicas do Brasil e têxteis que controlam a temperatura corporal e protegem dos raios nocivos do sol são algumas das novidades adotadas pelas marcas nesta edição da SPFW.
A edição outono-inverno 2007 começa hoje com o desfile de Reinaldo Lourenço. Ele substitui a tradicional abertura com o estilista Ricardo Almeida, que não participa desta temporada. Também ficam de fora Maxime Perelmuter, Karlla Girotto e Carlos Tufvesson.
Entre as novidades, estão as estréias de Wilson Ranieri, Simone Nunes e Priscila Darolt, ex-Hot Spot, e o retorno de Marcelo Sommer.

Super-Sommer resgata seu estilo com nova grife

DA REPORTAGEM LOCAL

As aventuras de Marcelo Sommer continuam. Após se transformar num dos nomes mais quentes da moda brasileira, ele vendeu sua marca para o grupo AMC Têxtil e foi trabalhar em Brusque (SC), onde fica a empresa. Acabou rompendo com a AMC e foi impedido de usar seu nome na indústria da moda. Agora, encontrou a saída para continuar criando: inventou a grife Do Estilista.
O desfile de Sommer (e não da marca Sommer, que se apresenta no Fashion Rio) é um dos mais esperados da SPFW.
Na primeira coleção da nova grife, o estilista voltará às suas origens, resgatando seu estilo retrô-emocional, com referências ao universo infantil. Ele retoma também seu divertido trabalho de alfaiataria: uma de suas apostas para o inverno é um casaco feito com o tradicional cobertor Parahyba.

Agência Way conquista tops

Mario Daloia/Folha Imagem -Maquiagem: Elvira Baer e Dani Ferrarezzi/EV - Agência: Way Model
Da esq. à dir., Cintia Dicker veste Ellus; Emanuela usa Osklen; Michelli com look Fábia Bercsek; Anabela vai de Uma; e Carol Trentini (sentada) veste Maria Bonita

DA REPORTAGEM LOCAL

As modelos que ilustram a foto acima fazem parte da mais nova agência criada no país, a Way Model. Aberta oficialmente em 3 de janeiro último, a agência já arrebanhou algumas das principais tops brasileiras, como Carol Trentini, Michelli Provensi, Cíntia Dicker, Fernanda Tavares e Caroline Ribeiro. Também passou a ser responsável pelos contratos de Naomi Campbel no Brasil.
Todas migraram da agência Marilyn, onde trabalhavam os donos da Way, Anderson Baumgartner, 29, e Zeca de Abreu, 47. "Buscamos qualidade e não quantidade. Nossas modelos têm que ter atitude diferenciada", diz Anderson.

LINE-UP DA SPFW

Dia 24, quarta-feira
11h - Reinaldo Lourenço
15h - UMA por Raquel Davidowicz
16h15 - Giselle Nasser
17h30 - Fause Haten
19h - Forum Tufi Duek
20h15 - Osklen
21h30 - Alexandre Herchcovitch (feminino)

Dia 25, quinta-feira
11h - Raia de Goeye
14h - Patricia Viera
15h - Ellus
16h - Cori
18h - Zoomp
19h - Triton
20h30 - Lino Villaventura

Dia 26, sexta-feira
11h - Gloria Coelho
15h - Tereza Santos
16h - Erika Ikezili
18h - Alexandre Herchcovitch (masculino)
19h - Iódice
20h30 - Ronaldo Fraga

Dia 27, sábado
10h30 - Maria Bonita
15h - Simone Nunes
16h30 - Lorenzo Merlino
18h - Neon
19h - Fabia Bercsek
20h15 - Vide Bula
21h30 - André Lima

Dia 28, domingo
15h - Wilson Ranieri
16h30 - Caio Gobbi
17h30 - Mario Queiroz
19h - Samuel Cirnansck
20h30 - Cavalera

Dia 29, segunda-feira
10h30 - Isabela Capeto
15h30 - Priscilla Darolt
17h - Jefferson Kulig
19h - Huis Clos
20h15 - V.ROM
21h30 - Do Estilista


Texto Anterior: Música: Mark Farina toca hoje no Vegas
Próximo Texto: São Paulo Fashion Week/Outono 2007: Fause Haten cria vestido de 15 metros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.