São Paulo, terça-feira, 24 de fevereiro de 2004

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O caminho das Índias

France Presse
Vendedor de frutas em frente a outdoor com imagem de um ator indiano; os filmes feitos no país faturaram US$ 1,3 bilhão em 2003


Com o dobro da produção de Hollywood, indústria cinematográfica indiana desperta para o mundo

ROGERIO WASSERMANN
FREE-LANCE PARA A FOLHA, DE LONDRES

Esqueça Hollywood. A meca internacional do cinema que vem conquistando corações e mentes mundo afora e despertando o interesse até mesmo do governo brasileiro é Bollywood.
Isso mesmo, Bollywood -trocadilho que mistura Hollywood com Bombaim, o antigo nome de Mumbai, cidade onde a produção indiana se concentra. Lá são produzidos anualmente mais de 800 filmes (mais do que o dobro do que em Hollywood), assistidos por uma média de 14 milhões de indianos por dia (número talvez modesto para um país de 1 bilhão de habitantes) e que geraram, no ano passado, faturamento de cerca de US$ 1,3 bilhão.
O interesse pelo maior centro produtor de cinema do mundo, que vem se expandindo pela Europa, pode chegar ao Brasil. Na visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Índia, no final de janeiro, o governo brasileiro propôs à indústria cinematográfica local que utilizasse paisagens brasileiras como pano de fundo para suas produções, como forma de incentivar o turismo ao Brasil.
Recentemente, França e Inglaterra ofereceram milhões de dólares em incentivos fiscais para que os indianos filmassem em seus territórios. Outros países, como Austrália, Finlândia, Romênia, Alemanha e Nova Zelândia, saíram na frente e já abrigaram produções indianas.
O Brasil vai atrás da "Bollywoodmania", que, com a ajuda da grande comunidade indiana do Reino Unido, explodiu de vez em 2002. Impulsionada pela indicação do filme "Lagaan" para o Oscar de filme estrangeiro naquele ano, e a exibição, com grande sucesso, do longa "Devdas" no último Festival de Cannes, a produção cinematográfica indiana começou a ganhar projeção internacional nunca antes imaginada.
O "estilo bollywood" -histórias açucaradas de amor, entrecortadas por clipes musicais filmados em locações de natureza exuberante e imagens de um colorido típico da paisagem indiana- começou a ganhar as ruas nas grandes capitais da Europa, com mostras, exposições, coleções de moda inspiradas nos filmes e muito banghra (a música popular indiana, onipresente nas produções bollywoodianas).
A rede de lojas Selfridges, uma das mais tradicionais de Londres, tomou Bollywood como tema de suas vitrines durante o verão. Até mesmo Andrew Lloyd Webber, "pai" dos grandes musicais, se rendeu ao gênero com a produção "Bombay Dreams", sucesso há mais de um ano e meio no West End londrino. No início do mês, o Centro Georges Pompidou, dos mais importantes espaços de exposições de Paris, inaugurou megamostra de filmes indianos que fica em cartaz até 19/4.
Mas qual a razão de tanto sucesso? "Os filmes indianos já eram populares desde os anos 30 em alguns países da Ásia e da África e também em partes da Europa. Eles agora estão ganhando reconhecimento no resto da Europa e na América em grande parte por causa da presença visível da diáspora sul-asiática nesses locais", afirma Rachel Dwyer, professora de estudos indianos da Escola de Estudos Orientais e Africanos da Universidade de Londres.
Mas e quanto ao Brasil, que não tem grande colônia indiana? O maior sucesso do cinema indiano, "Lagaan", passou longe dos cinemas brasileiros (só foi lançado em DVD). O mesmo ocorreu com "Devdas". Já "Casamento à Indiana" fez sucesso no Brasil, mesmo sendo mais uma paródia do que um típico filme de Bollywood.
Para Kalyani Chadha, diretora do programa de comunicação de massa da Universidade de Maryland (EUA), os filmes de Bollywood têm potencial para fazer sucesso no Brasil. "Os brasileiros gostam de assistir shows musicais, como os programas de auditório, e a música e a dança, de uma maneira parecida, são parte integral do cinema indiano."
Para Dwyer, os filmes indianos têm caráter internacional, apesar da crença disseminada de que eles apresentam componente étnico e cultural forte demais para serem consumidos internacionalmente em larga escala. "O cinema indiano sempre esteve preocupado com questões como o impacto da modernidade e da urbanização e a mudança de valores familiares."
O certo é que os produtores indianos, após verem o número de produções cair cerca de 20% nos últimos dois anos -em grande parte devido à popularização da TV a cabo na Índia-, apostam na ampliação do mercado internacional para seus filmes voltarem a crescer. Atualmente, cerca de 30% das receitas de Bollywood vêm da venda de seus filmes no exterior.
Em dezembro, um grupo de 35 produtores indianos lançou um serviço de distribuição de filmes pelo Kazaa (www.kazaa.com), serviço para download de músicas e filmes. E grandes produtoras americanas, como Warner Bros e Twentieth Century Fox, estão montando escritórios na Índia.
"O futuro é imprevisível, mas com uma população de 1 bilhão e um crescente mercado internacional, os bons filmes certamente terão audiência", afirma Dwyer.


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