São Paulo, quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

"Down the Tracks" investiga raízes folk e country de Dylan

Falta de canções compromete as boas histórias do programa

IVAN FINOTTI
DE SÃO PAULO

Seguindo a linha que Martin Scorsese usou no biográfico "No Direction Home", o programa de 90 minutos "Down the Tracks" se debruça nas raízes da música americana para entender como Bob Dylan foi moldado.
Mas Dylan não deu entrevista e, pior, nenhuma de suas músicas está no pacote.
Fotos do artista são colocadas aleatoriamente para tentar dar uma liga à coisa. Mas há cenas bacanas e belas canções de heróis do folk, como Woody Guthrie e Leadbelly, e do country, como Hank Williams. Historiadores fornecem um bom panorama político e social da América que esses compositores transformavam em música a partir dos anos 20.
Uma boa história é a de Mississippi John Hurt, que gravou alguns discos em 1929, voltou para sua cidadezinha caipira e teria morrido assim se musicólogos não tivessem aparecido para resgatá-lo no início dos anos 60.
A dica foi a citação do nome "Avalon" numa canção gravada mais de 30 anos antes. Os amantes do folk encontraram uma pequena cidade com esse nome no mapa do Mississippi, foram ao local e lá estava John Hurt na soleira de seu casebre.
A cena em que o velho canta "Candyman" para um bando de moleques da cidade grande vale o programa.

NA TV

Dylan - Down the Tracks
QUANDO hoje, à 0h, no Multishow HD
CLASSIFICAÇÃO não informada


Texto Anterior: Televisão/Outro Canal - Keila Jimenez: Fashion TV muda nome para Glitz
Próximo Texto: Melhor do dia
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.